A divulgação científica é uma ferramenta fundamental para democratizar o acesso à informação e permitir que o público em geral tenha acesso a assuntos científicos e tecnológicos em uma linguagem mais acessível. No âmbito escolar, essa propagação de informação é ainda mais importante para que os alunos possam se manter informados e atualizados sobre diferentes temas. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo verificar a potencialidade dos documentários como forma de divulgação científica e melhoraria na compreensão dos alunos em relação aos temas da química. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, uma vez que o estudo foi realizado em uma turma de 3° ano do curso técnico integrado em informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros, durante o Estágio Docente Supervisionado IV. Os alunos foram divididos em grupos para produzirem documentários sobre a problemática “Acidez do Solo no Cultivo de Plantações”, com base no conteúdo de funções inorgânicas. Dos documentários produzidos foram escolhidos três para serem transcritos e analisados pela Análise Textual Discursiva (ATD). Foi possível observar que os alunos conseguiram compreender a temática envolvendo conceitos de Química de forma mais ampla e aprofundada. Além disso, a produção e divulgação dos documentários em plataforma digital contribuiu para a disseminação da informação científica de forma acessível. Por fim, a produção de documentários pelos próprios alunos pode ser uma excelente oportunidade para estimular a criatividade e a colaboração, ao mesmo tempo em que aprimora suas habilidades de comunicação e de trabalho em equipe.