Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SALA DE AULA INVERTIDA COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95965
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1726
    "inscrito_id" => 11473
    "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "RESUMO O uso de novos métodos para o ensino de química na EJA proporciona aos discentes uma melhor otimização do tempo, além de maior autonomia e melhor compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula. Nesse sentido, é de grande relevância que os professores de química estejam dispostos para usar diferentes abordagens metodológicas em sala de aula. Nessa perspectiva, a sala de aula invertida é um instrumento capaz de chamar a atenção do público desta modalidade de ensino, despertando o interesse e curiosidade pela disciplina. Com isso, o presente artigo objetiva analisar o potencial e a aceitação dessa metodologia dentro do contexto da EJA. O trabalho apresenta como público alvo os alunos das turmas iniciais do Ensino Médio do Centro de Educação de jovens e adultos Manoel Pessoa Montenegro, localizada em Assú/RN. A pesquisa é de natureza qualitativa e fundamenta-se na revisão literária e bibliográfica dos seguintes autores: Di Pierro et al. (2001); Libâneo (2013); Ausubel (2003); Valente (2014) e Bergmann et al. (2013). Com tudo espera-se que através dos resultados obtidos, os docentes desta instituição possam adotar este método de ensino, diversificando as aulas deste componente curricular, tornando as aulas mais atrativas e significativas no desenvolvimento de novas habilidades, tornando o estudante protagonista de seu próprio aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11473_TB1726_01122023094942.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA MARIA DE LIMA GONDIM"
    "autor_nome_curto" => "LUZIA GONDIM"
    "autor_email" => "lima.gondim@escolar.ifrn."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95965
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1726
    "inscrito_id" => 11473
    "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "RESUMO O uso de novos métodos para o ensino de química na EJA proporciona aos discentes uma melhor otimização do tempo, além de maior autonomia e melhor compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula. Nesse sentido, é de grande relevância que os professores de química estejam dispostos para usar diferentes abordagens metodológicas em sala de aula. Nessa perspectiva, a sala de aula invertida é um instrumento capaz de chamar a atenção do público desta modalidade de ensino, despertando o interesse e curiosidade pela disciplina. Com isso, o presente artigo objetiva analisar o potencial e a aceitação dessa metodologia dentro do contexto da EJA. O trabalho apresenta como público alvo os alunos das turmas iniciais do Ensino Médio do Centro de Educação de jovens e adultos Manoel Pessoa Montenegro, localizada em Assú/RN. A pesquisa é de natureza qualitativa e fundamenta-se na revisão literária e bibliográfica dos seguintes autores: Di Pierro et al. (2001); Libâneo (2013); Ausubel (2003); Valente (2014) e Bergmann et al. (2013). Com tudo espera-se que através dos resultados obtidos, os docentes desta instituição possam adotar este método de ensino, diversificando as aulas deste componente curricular, tornando as aulas mais atrativas e significativas no desenvolvimento de novas habilidades, tornando o estudante protagonista de seu próprio aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11473_TB1726_01122023094942.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA MARIA DE LIMA GONDIM"
    "autor_nome_curto" => "LUZIA GONDIM"
    "autor_email" => "lima.gondim@escolar.ifrn."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

RESUMO O uso de novos métodos para o ensino de química na EJA proporciona aos discentes uma melhor otimização do tempo, além de maior autonomia e melhor compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula. Nesse sentido, é de grande relevância que os professores de química estejam dispostos para usar diferentes abordagens metodológicas em sala de aula. Nessa perspectiva, a sala de aula invertida é um instrumento capaz de chamar a atenção do público desta modalidade de ensino, despertando o interesse e curiosidade pela disciplina. Com isso, o presente artigo objetiva analisar o potencial e a aceitação dessa metodologia dentro do contexto da EJA. O trabalho apresenta como público alvo os alunos das turmas iniciais do Ensino Médio do Centro de Educação de jovens e adultos Manoel Pessoa Montenegro, localizada em Assú/RN. A pesquisa é de natureza qualitativa e fundamenta-se na revisão literária e bibliográfica dos seguintes autores: Di Pierro et al. (2001); Libâneo (2013); Ausubel (2003); Valente (2014) e Bergmann et al. (2013). Com tudo espera-se que através dos resultados obtidos, os docentes desta instituição possam adotar este método de ensino, diversificando as aulas deste componente curricular, tornando as aulas mais atrativas e significativas no desenvolvimento de novas habilidades, tornando o estudante protagonista de seu próprio aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.