FERREIRA, Emmanoel Holanda Melo et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/95910>. Acesso em: 22/11/2024 21:51
A monitoria é um programa acadêmico instituído no âmbito universitário com vistas a contribuir para a melhoria dos cursos de graduação. Trata-se de um espaço privilegiado de formação visto que, entre outros, é uma atividade de apoio pedagógico ao trabalho docente que possibilita o aprofundamento do conhecimento de um determinado conteúdo, permite o desenvolvimento de estratégias metodológicas de ensino, promove a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, fortalece a relação entre discentes e docentes e estimula o desenvolvimento de habilidades inerentes à docência. A pandemia de COVID-19 provocou mudanças expressivas nos mais diversos setores sociais, entre os quais podemos destacar o cenário educacional. Neste, em virtude do isolamento social e da necessidade de continuidade das atividades foi instituído o ensino na modalidade remota síncrona e/ou assíncrona o que representou mudanças e desafios para docente e discentes. Considerando esta realidade, iremos relatar a experiência da monitoria remota síncrona e assíncrona da disciplina Genealogia e Construção da Subjetividade II: Adolescência, componente curricular obrigatório no Curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Trata-se de um estudo descritivo, do tipo Relato de experiência, que irá discorrer acerca das atividades realizadas no período de 2020.2 a 2021.1. Entre os desafios identificamos o pouco ou nenhum retorno visual, o que consideramos ter sido prejudicial à qualidade das relações que são tão importantes no processo de ensino-aprendizagem. Todavia, o programa de monitoria possibilitou uma maior dinamização das aulas em função da utilização de novas metodologias e experiências pedagógicas, promoveu a cooperação acadêmica entre discentes e docentes, ao fomentar a criação das condições de aprofundamento teórico-metodológico e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente. Em vários aspectos contribuiu para potencializar a formação integral dos alunos-monitores.