Este trabalho foi promovido pelo do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEXT, intitulado: História das mulheres no contexto da escolar. Este projeto foi elaborado a partir das pesquisas acadêmicas no que tange à conjuntura social feminina a qual envolve a realidade, por olhares analíticos acadêmicos, somado a isso a perspectiva histórica crítica particular de docentes e discentes quanto à temática. Por meio dos recursos pedagógicos como a pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, a qual embasou tal projeto extensionista, ao abordarem as interlocuções entre os mestres e os aprendizes a percepção se amplia não somente por bases de estudos acadêmicos como também nas trocas de experiências entre os públicos-alvo do programa. Este se utiliza dos trabalhos de Joan-Scott, Pierre Bourdieu, José D’Assunção Barros e Vanessa Barros na construção sobre o cenário do gênero nos campos histórico-sociológicos. Com todo esse aparato teórico o programa desenvolveu habilidades para o alunado que puderam observar de forma mais incisiva as relações de gênero no quotidiano, a discernir acerca das relações interpessoais como as desigualdades não só são geradas como são disseminadas e reproduzidas nos espaços/objetos que rodeiam a cultura juntamente exercida em sociedade. Ademais, a metodologia utilizada citada inicialmente serve como um meio ativo para o público alvo desempenharem um papel de protagonista para as finalidades no projeto, à medida que os teóricos mais a equipe de extensão sejam coadjuvantes nesse processo. Deste modo, com todas as etapas feitas os resultados do planejamento foi a discussão das experiências sobre o tema desenvolvido entre o intercâmbio dos docentes e dos discentes participantes dos encontros promovidos no Centro de Ensino Urbano Rocha do turno matutino.