EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE UMA MATEMÁTICA CRÍTICA A PARTIR DE SUAS DIMENSÕES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95775 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1488 "inscrito_id" => 5361 "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE UMA MATEMÁTICA CRÍTICA A PARTIR DE SUAS DIMENSÕES" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo compreender a educação matemática como canal para o desenvolvimento de uma matemática participativa a luz de suas dimensões. A problemática se evidencia pelo engessamento do componente curricular de matemática que ao longo do tempo foi centrado em abordagens mecânicas e artificiais de ensino. Assim, a temática “Educação matemática: possibilidades de uma matemática crítica a partir de suas dimensões” traz a reflexão de um ensino participativo que possa colaborar para o desenvolvimento humano do educador e do educando. Dessa forma, a relevância deste trabalho se dá na tentativa de esclarecer como a matemática pode se tornar algo vivo, que possa estar direcionada com situações reais no tempo e espaço. Para a realização da pesquisa a abordagem escolhida é a qualitativa, por entender que o estudo permitirá o aprofundamento de novas práticas de ensino interligadas com as vivências fora da sala de aula. Para o embasamento teórico será utilizada a contribuição de autores, Bicudo (2006), Candau (2013), D’Ambrósio (2022), Falcão (2008), Guerdes (1991), Vergani (2000) e a abordagem cognitivista entre outros. Portanto, espera-se contribuir por meio da estruturação teórica deste trabalho por um ensino de matemática que tenha uma visão crítica da realidade, a partir das dimensões da etnomatemática como canal de enfrentamento das necessidades que a educação matemática perpassa ao longo dos anos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5361_TB1488_10122023170013.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA LOPES CRUZ" "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "jussaracruz.20200001319@u" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95775 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1488 "inscrito_id" => 5361 "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE UMA MATEMÁTICA CRÍTICA A PARTIR DE SUAS DIMENSÕES" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo compreender a educação matemática como canal para o desenvolvimento de uma matemática participativa a luz de suas dimensões. A problemática se evidencia pelo engessamento do componente curricular de matemática que ao longo do tempo foi centrado em abordagens mecânicas e artificiais de ensino. Assim, a temática “Educação matemática: possibilidades de uma matemática crítica a partir de suas dimensões” traz a reflexão de um ensino participativo que possa colaborar para o desenvolvimento humano do educador e do educando. Dessa forma, a relevância deste trabalho se dá na tentativa de esclarecer como a matemática pode se tornar algo vivo, que possa estar direcionada com situações reais no tempo e espaço. Para a realização da pesquisa a abordagem escolhida é a qualitativa, por entender que o estudo permitirá o aprofundamento de novas práticas de ensino interligadas com as vivências fora da sala de aula. Para o embasamento teórico será utilizada a contribuição de autores, Bicudo (2006), Candau (2013), D’Ambrósio (2022), Falcão (2008), Guerdes (1991), Vergani (2000) e a abordagem cognitivista entre outros. Portanto, espera-se contribuir por meio da estruturação teórica deste trabalho por um ensino de matemática que tenha uma visão crítica da realidade, a partir das dimensões da etnomatemática como canal de enfrentamento das necessidades que a educação matemática perpassa ao longo dos anos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5361_TB1488_10122023170013.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA LOPES CRUZ" "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "jussaracruz.20200001319@u" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }