Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO DESEMPENHO ESCOLAR EM RELAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95733
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1429
    "inscrito_id" => 9775
    "titulo" => "OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO DESEMPENHO ESCOLAR EM RELAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Além de enfrentar desafios que perpassam décadas, entre eles a evasão escolar, formação continuada e infraestrutura das escolas, a educação básica brasileira sofreu significativas transformações em seus processos educacionais após a pandemia Covid-19, a qual trouxe grandes desafios. Com o avanço da doença foi adotado o método de distanciamento social, e esse distanciamento foi prejudicial para sociedade e principalmente para a educação, pois a maioria das escolas tiveram que fechar e adotar o ensino remoto. Nessas aulas não se tem contato presencial do aluno com o professor e seus colegas, fato que ocasionou impactos no rendimento escolar, pois sabe-se que a relação professor e aluno é essencial para o processo de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo investigar quais foram os impactos que a pandemia Covid-19 causou no desempenho escolar dos alunos dos 6° e 7° anos de uma escola pública, localizada no município de Araguatins-TO, região do (Bico do Papagaio), no ensino de Ciências. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, que utilizou de levantamento bibliográfico e documental, além da observação não participativa. Durante o estágio de observação foi possível observar que o os alunos foram os mais prejudicados durante a pandemia. Alguns não tiveram como assistir as aulas online por não possuírem recursos tecnológicos e recebiam atividades impressas que eram entregues pela escola, essas atividades sem a devida mediação do professor não ajudaram na construção de seu conhecimento, por exemplo, foi observado que alguns alunos do 6° ano ainda não sabiam ler, porém sabiam escrever, presas na fase inicial do processo de alfabetização. Ao final percebeu-se alguns possíveis problemas que influenciam no baixo rendimento escolar, como: a falta de interação entre professor-aluno, suporte para assistir as aulas online e não vivenciar a cultura do ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9775_TB1429_23112023203803.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARA DOS SANTOS BORGES"
    "autor_nome_curto" => "DARA"
    "autor_email" => "dara.borges@estudante.ift"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95733
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1429
    "inscrito_id" => 9775
    "titulo" => "OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO DESEMPENHO ESCOLAR EM RELAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Além de enfrentar desafios que perpassam décadas, entre eles a evasão escolar, formação continuada e infraestrutura das escolas, a educação básica brasileira sofreu significativas transformações em seus processos educacionais após a pandemia Covid-19, a qual trouxe grandes desafios. Com o avanço da doença foi adotado o método de distanciamento social, e esse distanciamento foi prejudicial para sociedade e principalmente para a educação, pois a maioria das escolas tiveram que fechar e adotar o ensino remoto. Nessas aulas não se tem contato presencial do aluno com o professor e seus colegas, fato que ocasionou impactos no rendimento escolar, pois sabe-se que a relação professor e aluno é essencial para o processo de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo investigar quais foram os impactos que a pandemia Covid-19 causou no desempenho escolar dos alunos dos 6° e 7° anos de uma escola pública, localizada no município de Araguatins-TO, região do (Bico do Papagaio), no ensino de Ciências. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, que utilizou de levantamento bibliográfico e documental, além da observação não participativa. Durante o estágio de observação foi possível observar que o os alunos foram os mais prejudicados durante a pandemia. Alguns não tiveram como assistir as aulas online por não possuírem recursos tecnológicos e recebiam atividades impressas que eram entregues pela escola, essas atividades sem a devida mediação do professor não ajudaram na construção de seu conhecimento, por exemplo, foi observado que alguns alunos do 6° ano ainda não sabiam ler, porém sabiam escrever, presas na fase inicial do processo de alfabetização. Ao final percebeu-se alguns possíveis problemas que influenciam no baixo rendimento escolar, como: a falta de interação entre professor-aluno, suporte para assistir as aulas online e não vivenciar a cultura do ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9775_TB1429_23112023203803.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARA DOS SANTOS BORGES"
    "autor_nome_curto" => "DARA"
    "autor_email" => "dara.borges@estudante.ift"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Além de enfrentar desafios que perpassam décadas, entre eles a evasão escolar, formação continuada e infraestrutura das escolas, a educação básica brasileira sofreu significativas transformações em seus processos educacionais após a pandemia Covid-19, a qual trouxe grandes desafios. Com o avanço da doença foi adotado o método de distanciamento social, e esse distanciamento foi prejudicial para sociedade e principalmente para a educação, pois a maioria das escolas tiveram que fechar e adotar o ensino remoto. Nessas aulas não se tem contato presencial do aluno com o professor e seus colegas, fato que ocasionou impactos no rendimento escolar, pois sabe-se que a relação professor e aluno é essencial para o processo de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo investigar quais foram os impactos que a pandemia Covid-19 causou no desempenho escolar dos alunos dos 6° e 7° anos de uma escola pública, localizada no município de Araguatins-TO, região do (Bico do Papagaio), no ensino de Ciências. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, que utilizou de levantamento bibliográfico e documental, além da observação não participativa. Durante o estágio de observação foi possível observar que o os alunos foram os mais prejudicados durante a pandemia. Alguns não tiveram como assistir as aulas online por não possuírem recursos tecnológicos e recebiam atividades impressas que eram entregues pela escola, essas atividades sem a devida mediação do professor não ajudaram na construção de seu conhecimento, por exemplo, foi observado que alguns alunos do 6° ano ainda não sabiam ler, porém sabiam escrever, presas na fase inicial do processo de alfabetização. Ao final percebeu-se alguns possíveis problemas que influenciam no baixo rendimento escolar, como: a falta de interação entre professor-aluno, suporte para assistir as aulas online e não vivenciar a cultura do ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.