Além de enfrentar desafios que perpassam décadas, entre eles a evasão escolar, formação continuada e infraestrutura das escolas, a educação básica brasileira sofreu significativas transformações em seus processos educacionais após a pandemia Covid-19, a qual trouxe grandes desafios. Com o avanço da doença foi adotado o método de distanciamento social, e esse distanciamento foi prejudicial para sociedade e principalmente para a educação, pois a maioria das escolas tiveram que fechar e adotar o ensino remoto. Nessas aulas não se tem contato presencial do aluno com o professor e seus colegas, fato que ocasionou impactos no rendimento escolar, pois sabe-se que a relação professor e aluno é essencial para o processo de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo investigar quais foram os impactos que a pandemia Covid-19 causou no desempenho escolar dos alunos dos 6° e 7° anos de uma escola pública, localizada no município de Araguatins-TO, região do (Bico do Papagaio), no ensino de Ciências. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, que utilizou de levantamento bibliográfico e documental, além da observação não participativa. Durante o estágio de observação foi possível observar que o os alunos foram os mais prejudicados durante a pandemia. Alguns não tiveram como assistir as aulas online por não possuírem recursos tecnológicos e recebiam atividades impressas que eram entregues pela escola, essas atividades sem a devida mediação do professor não ajudaram na construção de seu conhecimento, por exemplo, foi observado que alguns alunos do 6° ano ainda não sabiam ler, porém sabiam escrever, presas na fase inicial do processo de alfabetização. Ao final percebeu-se alguns possíveis problemas que influenciam no baixo rendimento escolar, como: a falta de interação entre professor-aluno, suporte para assistir as aulas online e não vivenciar a cultura do ambiente escolar.