O presente trabalho apresenta reflexões teóricas acerca do tema fracasso escolar e como esse fenômeno complexo se constitui na realidade sertaneja do Rio Grande do Norte e Ceará. Tem como objetivo discutir os atravessamentos existentes dentro da educação básica na rede de ensino público no sertão cearense e potiguar, buscando compreender os sujeitos em sua totalidade, partindo das vulnerabilidades sociais, suas vivências e possíveis estratégias de inclusão no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O fenômeno fracasso escolar, enquanto projeto político e educacional, suscita concepções multidisciplinares importantes, incluindo contribuições da Psicologia Educacional e Escolar. Para tanto, a construção do referido material se deu a partir de pesquisa bibliográfica sobre o tema, com colaborações de autores como Patto (2015), Lane (2006), Freire (2018), Martín-Baró (1996) entre outros. Outrossim, pode-se constatar que o fracasso escolar, apesar de se manifestar em todo território nacional, também se expressa de forma singular nos diferentes contextos brasileiros, principalmente no sertão nordestino. Portanto, entre as diversas formas de enfrentamento da problemática, destaca-se o fazer das políticas públicas e práticas assistencialistas de inclusão do sujeito no ambiente escolar, juntamente sob a luz da Psicologia, como ferramenta para compreender os sujeitos em suas subjetividades, considerando a culturalidade, território e realidade social do contexto inserido. Assim, torna-se imprescindível utilizar a educação como instrumento pleno de emancipação e transformação.