Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MEDIAÇÃO NA LEITURA DE LITERATURA: PALAVRA FALADA NA ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS PELOS(AS) APRENDIZES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95637
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1304
    "inscrito_id" => 12441
    "titulo" => "A MEDIAÇÃO NA LEITURA DE LITERATURA: PALAVRA FALADA NA ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS PELOS(AS) APRENDIZES"
    "resumo" => "A leitura de literatura na sala de aula é de fundamental importância na formação dos sujeitos; ler desperta a compreensão e expande a capacidade criadora, pensante, imaginativa, leva-os a vivenciarem outros universos, liberta o pensamento e as possibilidades de diálogo por meio das experiências significativas. A mediação pedagógica favorece a relação entre texto, leitor e mundo, provocando uma transformação no processo de reflexão. Ao ler literatura entramos em contato com os diversos aspectos históricos, sociais, intelectuais e humanos. Para a discussão da temática, partiu-se do seguinte questionamento: qual a importância da prosódia na mediação da leitura de literatura? Traçou-se como objetivo geral compreender a atribuição de sentidos ao texto literário por meio da mediação pedagógica; e como objetivos específicos analisar a leitura de literatura a partir dos sentidos atribuídos pelos(as) aprendizes no ato da escuta do texto literário; e discutir a importância da prosódia na mediação das aulas de leitura de literatura. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental na cidade de Natal/RN, e a metodologia utilizada para as sessões de leitura baseou-se no processo de andaimagem. Os dados mostraram que a leitura de literatura quando mediada por meio do planejamento efetivo das ações realizadas, desperta no(a) leitor(a) os processos simbólicos de aproximação com a cultura letrada, desenvolve os aspectos cognitivos como atenção, memorização, reflexão, percepção, afetividade, imaginação, bem como os aspectos lúdicos, poéticos e criativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659415e0e9bb5_02012024105544.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-02 10:55:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DANÚBIA DE MOURA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Danúbia"
    "autor_email" => "danubialima47@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95637
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1304
    "inscrito_id" => 12441
    "titulo" => "A MEDIAÇÃO NA LEITURA DE LITERATURA: PALAVRA FALADA NA ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS PELOS(AS) APRENDIZES"
    "resumo" => "A leitura de literatura na sala de aula é de fundamental importância na formação dos sujeitos; ler desperta a compreensão e expande a capacidade criadora, pensante, imaginativa, leva-os a vivenciarem outros universos, liberta o pensamento e as possibilidades de diálogo por meio das experiências significativas. A mediação pedagógica favorece a relação entre texto, leitor e mundo, provocando uma transformação no processo de reflexão. Ao ler literatura entramos em contato com os diversos aspectos históricos, sociais, intelectuais e humanos. Para a discussão da temática, partiu-se do seguinte questionamento: qual a importância da prosódia na mediação da leitura de literatura? Traçou-se como objetivo geral compreender a atribuição de sentidos ao texto literário por meio da mediação pedagógica; e como objetivos específicos analisar a leitura de literatura a partir dos sentidos atribuídos pelos(as) aprendizes no ato da escuta do texto literário; e discutir a importância da prosódia na mediação das aulas de leitura de literatura. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental na cidade de Natal/RN, e a metodologia utilizada para as sessões de leitura baseou-se no processo de andaimagem. Os dados mostraram que a leitura de literatura quando mediada por meio do planejamento efetivo das ações realizadas, desperta no(a) leitor(a) os processos simbólicos de aproximação com a cultura letrada, desenvolve os aspectos cognitivos como atenção, memorização, reflexão, percepção, afetividade, imaginação, bem como os aspectos lúdicos, poéticos e criativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659415e0e9bb5_02012024105544.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-02 10:55:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DANÚBIA DE MOURA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Danúbia"
    "autor_email" => "danubialima47@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A leitura de literatura na sala de aula é de fundamental importância na formação dos sujeitos; ler desperta a compreensão e expande a capacidade criadora, pensante, imaginativa, leva-os a vivenciarem outros universos, liberta o pensamento e as possibilidades de diálogo por meio das experiências significativas. A mediação pedagógica favorece a relação entre texto, leitor e mundo, provocando uma transformação no processo de reflexão. Ao ler literatura entramos em contato com os diversos aspectos históricos, sociais, intelectuais e humanos. Para a discussão da temática, partiu-se do seguinte questionamento: qual a importância da prosódia na mediação da leitura de literatura? Traçou-se como objetivo geral compreender a atribuição de sentidos ao texto literário por meio da mediação pedagógica; e como objetivos específicos analisar a leitura de literatura a partir dos sentidos atribuídos pelos(as) aprendizes no ato da escuta do texto literário; e discutir a importância da prosódia na mediação das aulas de leitura de literatura. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental na cidade de Natal/RN, e a metodologia utilizada para as sessões de leitura baseou-se no processo de andaimagem. Os dados mostraram que a leitura de literatura quando mediada por meio do planejamento efetivo das ações realizadas, desperta no(a) leitor(a) os processos simbólicos de aproximação com a cultura letrada, desenvolve os aspectos cognitivos como atenção, memorização, reflexão, percepção, afetividade, imaginação, bem como os aspectos lúdicos, poéticos e criativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.