Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA ANCORADA NA TRÍADE PESQUISA-ENSINO-EXTENSÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95610
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1273
    "inscrito_id" => 12275
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA ANCORADA NA TRÍADE PESQUISA-ENSINO-EXTENSÃO"
    "resumo" => "O imaginário do ser professor pelo licenciando, em geral, é previamente delineado a partir das vivências enquanto estudante desde a Educação Básica. Contudo, ao ingressar na Universidade, este imaginário é ressignificado a partir das novas experiências que fomentam compreender, reformular e experienciar a sala de aula com um outro olhar. Nesta vertente, objetivamos analisar as contribuições da extensão, pesquisa e ensino para constituição do ser professor a partir das vivências na formação inicial no curso de licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Ancorado em autores como Nóvoa (2019), Fiorentini e Oliveira (2013), Pimenta (1999), dentre outros, abordaremos neste trabalho, acerca da formação inicial relacionando-a com a importância da extensão, pesquisa e ensino para o licenciando. Com a natureza de ensino, explicitamos acerca de sua participação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Prosseguiremos, descrevendo as contribuições do projeto de extensão “Matemática é Show” para um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos numa perspectiva lúdica, crítica, autônoma e diferenciada. Em relação a dimensão da pesquisa, evidenciamos a participação enquanto monitor voluntário, do projeto de Iniciação a Pesquisa intitulado “Malba Tahan e os Campos Conceituais: possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia”. Participar dos três projetos foi importante, pois permitiu articular teoria e prática, ter um olhar de pesquisador ao refletir acerca das nuances e dinâmicas de uma sala de aula, bem como as relações existentes entre estudante, professor e a comunidade escolar, além de oportunizar ao licenciando a vivência na escola, que contribuiu para diminuir a sensação do medo e da insegurança para ensinar. Portanto, advogamos pela importância da participação dos licenciandos em projetos de extensão, pesquisa e ensino, pois além do amadurecimento profissional e pessoal, contribuem para uma visão mais refinada acerca do ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12275_TB1273_02052023225536.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FLORENCIO"
    "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95610
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1273
    "inscrito_id" => 12275
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA ANCORADA NA TRÍADE PESQUISA-ENSINO-EXTENSÃO"
    "resumo" => "O imaginário do ser professor pelo licenciando, em geral, é previamente delineado a partir das vivências enquanto estudante desde a Educação Básica. Contudo, ao ingressar na Universidade, este imaginário é ressignificado a partir das novas experiências que fomentam compreender, reformular e experienciar a sala de aula com um outro olhar. Nesta vertente, objetivamos analisar as contribuições da extensão, pesquisa e ensino para constituição do ser professor a partir das vivências na formação inicial no curso de licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Ancorado em autores como Nóvoa (2019), Fiorentini e Oliveira (2013), Pimenta (1999), dentre outros, abordaremos neste trabalho, acerca da formação inicial relacionando-a com a importância da extensão, pesquisa e ensino para o licenciando. Com a natureza de ensino, explicitamos acerca de sua participação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Prosseguiremos, descrevendo as contribuições do projeto de extensão “Matemática é Show” para um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos numa perspectiva lúdica, crítica, autônoma e diferenciada. Em relação a dimensão da pesquisa, evidenciamos a participação enquanto monitor voluntário, do projeto de Iniciação a Pesquisa intitulado “Malba Tahan e os Campos Conceituais: possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia”. Participar dos três projetos foi importante, pois permitiu articular teoria e prática, ter um olhar de pesquisador ao refletir acerca das nuances e dinâmicas de uma sala de aula, bem como as relações existentes entre estudante, professor e a comunidade escolar, além de oportunizar ao licenciando a vivência na escola, que contribuiu para diminuir a sensação do medo e da insegurança para ensinar. Portanto, advogamos pela importância da participação dos licenciandos em projetos de extensão, pesquisa e ensino, pois além do amadurecimento profissional e pessoal, contribuem para uma visão mais refinada acerca do ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12275_TB1273_02052023225536.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FLORENCIO"
    "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O imaginário do ser professor pelo licenciando, em geral, é previamente delineado a partir das vivências enquanto estudante desde a Educação Básica. Contudo, ao ingressar na Universidade, este imaginário é ressignificado a partir das novas experiências que fomentam compreender, reformular e experienciar a sala de aula com um outro olhar. Nesta vertente, objetivamos analisar as contribuições da extensão, pesquisa e ensino para constituição do ser professor a partir das vivências na formação inicial no curso de licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Ancorado em autores como Nóvoa (2019), Fiorentini e Oliveira (2013), Pimenta (1999), dentre outros, abordaremos neste trabalho, acerca da formação inicial relacionando-a com a importância da extensão, pesquisa e ensino para o licenciando. Com a natureza de ensino, explicitamos acerca de sua participação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Prosseguiremos, descrevendo as contribuições do projeto de extensão “Matemática é Show” para um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos numa perspectiva lúdica, crítica, autônoma e diferenciada. Em relação a dimensão da pesquisa, evidenciamos a participação enquanto monitor voluntário, do projeto de Iniciação a Pesquisa intitulado “Malba Tahan e os Campos Conceituais: possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia”. Participar dos três projetos foi importante, pois permitiu articular teoria e prática, ter um olhar de pesquisador ao refletir acerca das nuances e dinâmicas de uma sala de aula, bem como as relações existentes entre estudante, professor e a comunidade escolar, além de oportunizar ao licenciando a vivência na escola, que contribuiu para diminuir a sensação do medo e da insegurança para ensinar. Portanto, advogamos pela importância da participação dos licenciandos em projetos de extensão, pesquisa e ensino, pois além do amadurecimento profissional e pessoal, contribuem para uma visão mais refinada acerca do ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.