Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E O SISTEMA DE APOSTILAMENTO EM ESCOLAS PÚBLICAS: O ESTADO DO CONHECIMENTO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho está articulado à dissertação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Francisco Beltrão, que busca problematizar a mercantilização da educação e o sistema de apostilamento em escolas públicas no município de Dois Vizinhos – PR, com o objetivo de apresentar o levantamento bibliográfico que envolve essa temática. Na primeira parte do desenvolvimento da pesquisa preocupou-se em abranger a discussão teórica que fundamenta esta perspectiva neoliberal de desenvolvimento da mercantilização da educação, com base no fortalecimento do uso dos sistemas apostilados na educação pública, para tal que se fundamenta pelas obras de Chenais (1996), Bianchetti (2005), Harvey (2011; 2013), Neto e Braz (2012), Adrião et al. (2016), Adrião (2018), Laval (2019) e Peroni; Rossi; Lima (2021). Utiliza-se do Estado do Conhecimento como fundamento metodológico, por meio da esquematização para a busca das obras bibliográficas, sistematização e análise categórica delas. Na segunda parte, o desenvolvimento do balanço produzido com base nas obras publicadas até 16 de novembro de 2022, oriundas do Banco Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que resultou nos achados de 202 trabalhos acadêmicos entre teses e dissertações, dentre esses trabalhos foram selecionados 19 trabalhos, por meio de uma leitura flutuante dos resumos. Encontrou-se, também, 1 trabalho fora do BDTD, no qual se julgou ser pertinente para a temática e para a análise dos dados, extraído do banco de teses e dissertações da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó – SC. Desta forma, totaliza-se 20 trabalhos acadêmicos, 13 dissertações e 7 teses. Na sua terceira parte, tece-se a leitura na íntegra das obras circundadas por categorias de análise, a fim de extrair considerações pertinentes dos trabalhos e se possível identificar os limites de compreensões dos autores, como forma de justificar e avançar na discussão do tema abordado.

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