A aplicação de recursos didáticos como ferramentas auxiliadoras no processo de ensino e aprendizagem estão cada vez mais presentes no âmbito educacional, a entrada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como celulares, tablets e computadores possibilitam o acesso a informações em tempo real através de aplicativos. Para muitos alunos, a disciplina de Química limita-se a teorias e cálculos considerados exaustivos, cabe ao professor direcionar seu olhar a conceitos que vão para além do papel. O presente artigo propõe o emprego do aplicativo “ChemSketch”, um programa gratuito na qual é possível representar por meio de modelagem 3D estruturas químicas e fórmulas moleculares. O objetivo geral é utilizar o aplicativo como auxiliador no ensino de geometria molecular, área da química relacionada ao estudo de como as moléculas se dispõem no espaço. Os resultados serão verificados por meio de questionários aplicados durante aulas de química em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Caxias, onde será ministrada uma aula acerca do tema proposto e em seguida os alunos responderão a um questionário. Em outro momento, os alunos farão uso do aplicativo como recurso motivador e auxiliador durante outra aula com a mesma temática, na qual novamente o questionário será aplicado. A pesquisa se baseará em uma abordagem qualitativa e pesquisa de campo e como resultado, espera-se que o emprego do aplicativo no ensino de química torne o aprendizado mais interessante e interativo, além de potencializar o rendimento dos alunos na atividade proposta e por consequência, motive outros professores a adicionar aplicativos ou recursos digitais no contexto da sala de aula.