Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO: UMA PERSPECTIVA BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95393
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 988
    "inscrito_id" => 11023
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO: UMA PERSPECTIVA BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "Considerando que as tecnologias estão cada vez mais imersas em nosso contexto social, este artigo apresenta um levantamento bibliográfico acerca de alguns trabalhos publicados em periódicos nacionais, monografias, dissertações, teses e livros nos últimos cinco anos sobre Robótica Educacional. A partir disso, pretendemos apresentar aos educadores e pesquisadores, referenciais e práticas de ensino como base de trabalhos futuros, bem como materiais e metodologias que auxiliem na educação dos estudantes para que possam ter uma noção abrangente e atual quanto ao tema aqui explanado. Para filtrar esta abordagem, escolheram-se como cerne de pesquisa, o Ensino Básico a fim de incorporar cada vez mais cedo à robótica nas escolas para assim desenvolverem projetos sociais ou acadêmicos. A partir das discussões e projetos realizados por outros autores acerca da inserção da robótica nas escolas, é que se pretende apontar os motivos que levaram a escrita deste trabalho, tal como analisar quais as dificuldades enfrentadas, benefícios proporcionados e rede de apoio escolar para o andamento deste tipo de intervenção."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11023_TB988_15052023082621.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIZANDRA MEIRE MOREIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LIZANDRA"
    "autor_email" => "lizandrameire@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95393
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 988
    "inscrito_id" => 11023
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO: UMA PERSPECTIVA BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "Considerando que as tecnologias estão cada vez mais imersas em nosso contexto social, este artigo apresenta um levantamento bibliográfico acerca de alguns trabalhos publicados em periódicos nacionais, monografias, dissertações, teses e livros nos últimos cinco anos sobre Robótica Educacional. A partir disso, pretendemos apresentar aos educadores e pesquisadores, referenciais e práticas de ensino como base de trabalhos futuros, bem como materiais e metodologias que auxiliem na educação dos estudantes para que possam ter uma noção abrangente e atual quanto ao tema aqui explanado. Para filtrar esta abordagem, escolheram-se como cerne de pesquisa, o Ensino Básico a fim de incorporar cada vez mais cedo à robótica nas escolas para assim desenvolverem projetos sociais ou acadêmicos. A partir das discussões e projetos realizados por outros autores acerca da inserção da robótica nas escolas, é que se pretende apontar os motivos que levaram a escrita deste trabalho, tal como analisar quais as dificuldades enfrentadas, benefícios proporcionados e rede de apoio escolar para o andamento deste tipo de intervenção."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11023_TB988_15052023082621.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIZANDRA MEIRE MOREIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LIZANDRA"
    "autor_email" => "lizandrameire@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Considerando que as tecnologias estão cada vez mais imersas em nosso contexto social, este artigo apresenta um levantamento bibliográfico acerca de alguns trabalhos publicados em periódicos nacionais, monografias, dissertações, teses e livros nos últimos cinco anos sobre Robótica Educacional. A partir disso, pretendemos apresentar aos educadores e pesquisadores, referenciais e práticas de ensino como base de trabalhos futuros, bem como materiais e metodologias que auxiliem na educação dos estudantes para que possam ter uma noção abrangente e atual quanto ao tema aqui explanado. Para filtrar esta abordagem, escolheram-se como cerne de pesquisa, o Ensino Básico a fim de incorporar cada vez mais cedo à robótica nas escolas para assim desenvolverem projetos sociais ou acadêmicos. A partir das discussões e projetos realizados por outros autores acerca da inserção da robótica nas escolas, é que se pretende apontar os motivos que levaram a escrita deste trabalho, tal como analisar quais as dificuldades enfrentadas, benefícios proporcionados e rede de apoio escolar para o andamento deste tipo de intervenção.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.