Esta pesquisa consiste em um estudo sobre a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo da Eletricidade problematizando a Reciclagem Eletrônica a luz da teoria da Aprendizagem Significativa. Busca a promoção de uma aprendizagem significativa, a qual possui o objetivo de apoiar a aprendizagem no ensino de eletricidade por meio de aulas práticas a partir de materiais provenientes do lixo eletrônico. O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho de dissertação e, tendo em vista os objetivos estabelecidos, fundamenta-se na pesquisa ação. Para Thiollent, a pesquisa ação consiste na utilização de estratégias para a resolução de problemas coletivos, através de ações realizadas de forma conjunta entre os envolvidos. O produto educacional é uma cartilha voltada para o desenvolvimento de aulas que busquem a aproximação das teorias com a realidade, através da exemplificação dos conteúdos de eletricidade por meio de experimentações. Após o desenvolvimento da pesquisa, obteve-se um resultado muito favorável quanto à aprendizagem, pois, notou-se um maior interesse dos alunos para com a disciplina e uma maior facilidade de assimilação do conhecimento, assim como trabalhou-se a importância de se ter um olhar mais sustentável através da reciclagem eletrônica repassando para os alunos os benefícios que se pode obter, no meio ambiente, através de pequenas ações. Portanto, a cartilha compõe o desenredo desta pesquisa, sendo uma ferramenta didática para aulas de eletricidade auxiliando em todo o processo de ensino, assim como de aprendizagem da eletricidade, concluindo-se, então, com esta pesquisa, que o professor deve buscar métodos que melhorem o processo de cognição no sentido de facilitar a aprendizagem significativa(definida como uma aprendizagem que se estabeleça de forma verdadeiramente considerável na estrutura cognitiva do indivíduo). A reciclagem eletrônica, inserida na disciplina de eletricidade, mostrou-se uma forma eficaz para que sejam conseguidos os objetivos pretendidos.