Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DA ELETRICIDADE PROBLEMATIZANDO A RECICLAGEM ELETRÔNICA, A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95326
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 899
    "inscrito_id" => 11465
    "titulo" => "UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DA ELETRICIDADE PROBLEMATIZANDO A RECICLAGEM ELETRÔNICA, A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Esta pesquisa consiste em um estudo sobre a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo da Eletricidade problematizando a Reciclagem Eletrônica a luz da teoria da Aprendizagem Significativa. Busca a promoção de uma aprendizagem significativa, a qual possui o objetivo de apoiar a aprendizagem no ensino de eletricidade por meio de aulas práticas a partir de materiais provenientes do lixo eletrônico. O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho de dissertação e, tendo em vista os objetivos estabelecidos, fundamenta-se na pesquisa ação. Para Thiollent, a pesquisa ação consiste na utilização de estratégias para a resolução de problemas coletivos, através de ações realizadas de forma conjunta entre os envolvidos. O produto educacional é uma cartilha voltada para o desenvolvimento de aulas que busquem a aproximação das teorias com a realidade, através da exemplificação dos conteúdos de eletricidade por meio de experimentações. Após o desenvolvimento da pesquisa, obteve-se um resultado muito favorável quanto à aprendizagem, pois, notou-se um maior interesse dos alunos para com a disciplina e uma maior facilidade de assimilação do conhecimento, assim como trabalhou-se a importância de se ter um olhar mais sustentável através da reciclagem eletrônica repassando para os alunos os benefícios que se pode obter, no meio ambiente, através de pequenas ações. Portanto, a cartilha compõe o desenredo desta pesquisa, sendo uma ferramenta didática para aulas de eletricidade auxiliando em todo o processo de ensino, assim como de aprendizagem da eletricidade, concluindo-se, então, com esta pesquisa, que o professor deve buscar métodos que melhorem o processo de cognição no sentido de facilitar a aprendizagem significativa(definida como uma aprendizagem que se estabeleça de forma verdadeiramente considerável na estrutura cognitiva do indivíduo). A reciclagem eletrônica, inserida na disciplina de eletricidade, mostrou-se uma forma eficaz para que sejam conseguidos os objetivos pretendidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11465_TB899_04082023185348.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO BEZERRA DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "RAIMUNDO NETO"
    "autor_email" => "raimundo.b.neto@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95326
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 899
    "inscrito_id" => 11465
    "titulo" => "UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DA ELETRICIDADE PROBLEMATIZANDO A RECICLAGEM ELETRÔNICA, A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Esta pesquisa consiste em um estudo sobre a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo da Eletricidade problematizando a Reciclagem Eletrônica a luz da teoria da Aprendizagem Significativa. Busca a promoção de uma aprendizagem significativa, a qual possui o objetivo de apoiar a aprendizagem no ensino de eletricidade por meio de aulas práticas a partir de materiais provenientes do lixo eletrônico. O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho de dissertação e, tendo em vista os objetivos estabelecidos, fundamenta-se na pesquisa ação. Para Thiollent, a pesquisa ação consiste na utilização de estratégias para a resolução de problemas coletivos, através de ações realizadas de forma conjunta entre os envolvidos. O produto educacional é uma cartilha voltada para o desenvolvimento de aulas que busquem a aproximação das teorias com a realidade, através da exemplificação dos conteúdos de eletricidade por meio de experimentações. Após o desenvolvimento da pesquisa, obteve-se um resultado muito favorável quanto à aprendizagem, pois, notou-se um maior interesse dos alunos para com a disciplina e uma maior facilidade de assimilação do conhecimento, assim como trabalhou-se a importância de se ter um olhar mais sustentável através da reciclagem eletrônica repassando para os alunos os benefícios que se pode obter, no meio ambiente, através de pequenas ações. Portanto, a cartilha compõe o desenredo desta pesquisa, sendo uma ferramenta didática para aulas de eletricidade auxiliando em todo o processo de ensino, assim como de aprendizagem da eletricidade, concluindo-se, então, com esta pesquisa, que o professor deve buscar métodos que melhorem o processo de cognição no sentido de facilitar a aprendizagem significativa(definida como uma aprendizagem que se estabeleça de forma verdadeiramente considerável na estrutura cognitiva do indivíduo). A reciclagem eletrônica, inserida na disciplina de eletricidade, mostrou-se uma forma eficaz para que sejam conseguidos os objetivos pretendidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11465_TB899_04082023185348.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO BEZERRA DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "RAIMUNDO NETO"
    "autor_email" => "raimundo.b.neto@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa consiste em um estudo sobre a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo da Eletricidade problematizando a Reciclagem Eletrônica a luz da teoria da Aprendizagem Significativa. Busca a promoção de uma aprendizagem significativa, a qual possui o objetivo de apoiar a aprendizagem no ensino de eletricidade por meio de aulas práticas a partir de materiais provenientes do lixo eletrônico. O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho de dissertação e, tendo em vista os objetivos estabelecidos, fundamenta-se na pesquisa ação. Para Thiollent, a pesquisa ação consiste na utilização de estratégias para a resolução de problemas coletivos, através de ações realizadas de forma conjunta entre os envolvidos. O produto educacional é uma cartilha voltada para o desenvolvimento de aulas que busquem a aproximação das teorias com a realidade, através da exemplificação dos conteúdos de eletricidade por meio de experimentações. Após o desenvolvimento da pesquisa, obteve-se um resultado muito favorável quanto à aprendizagem, pois, notou-se um maior interesse dos alunos para com a disciplina e uma maior facilidade de assimilação do conhecimento, assim como trabalhou-se a importância de se ter um olhar mais sustentável através da reciclagem eletrônica repassando para os alunos os benefícios que se pode obter, no meio ambiente, através de pequenas ações. Portanto, a cartilha compõe o desenredo desta pesquisa, sendo uma ferramenta didática para aulas de eletricidade auxiliando em todo o processo de ensino, assim como de aprendizagem da eletricidade, concluindo-se, então, com esta pesquisa, que o professor deve buscar métodos que melhorem o processo de cognição no sentido de facilitar a aprendizagem significativa(definida como uma aprendizagem que se estabeleça de forma verdadeiramente considerável na estrutura cognitiva do indivíduo). A reciclagem eletrônica, inserida na disciplina de eletricidade, mostrou-se uma forma eficaz para que sejam conseguidos os objetivos pretendidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.