Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TABULEIRO DIDÁTICO NO ENSINO DO BIOMA DA CAATINGA: O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94692
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 55
    "inscrito_id" => 4852
    "titulo" => "TABULEIRO DIDÁTICO NO ENSINO DO BIOMA DA CAATINGA: O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O Bioma Caatinga, localizado na região semiárida do Brasil, é o único originalmente brasileiro e apresenta uma heterogeneidade nas suas paisagens, contribuindo deste modo para biodiversidade local. Entretanto, a Caatinga é uma das regiões menos valorizadas e protegidas, a qual, infelizmente, passa por um elevado grau de devastação e exploração devido, sobretudo ao uso irregular de seus recursos naturais. Neste contexto, é de extrema importância o papel da escola no desenvolvimento de estratégias que estimulem os alunos a valorizar e conservar a Caatinga a partir do ensino desse Bioma nas aulas de Ciências no ensino fundamental e médio. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utilização de um tabuleiro didático no ensino da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6° ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Carlos Alberto M. D. Sobreira, localizada no município de Princesa Isabel, na Paraíba. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, dividido em três momentos: 1) visita à comunidade escolar, estabelecendo agendamento para os próximos encontros; 2) construção do tabuleiro junto aos alunos em sala de aula; 3) aplicação do jogo resultando na prática pedagógica, onde houve observações da vivência em sala de aula. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre as características, biodiversidade e conservação do Bioma Caatinga. Mesmo assim, ao longo das atividades, ocorreu um envolvimento e entusiasmo do alunado pela temática trabalhada, os quais participaram da construção do tabuleiro, tiraram dúvidas, trouxeram curiosidades, demostrando assim que estavam interessados e aprendendo o assunto de forma leve e por meio da socialização. Portanto, é possível dizer que o desenvolvimento de práticas pedagógicas como um jogo de tabuleiro pode abordar diversos temas e contribuir para uma aprendizagem significativa dos alunos. Ao mesmo tempo, estimulando o diálogo e a valorização do Bioma que estão inseridos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID4852_TB55_08122023182045.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSA APARECIDA LAURENÇO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ROSA SOUSA"
    "autor_email" => "rosalaurenco599@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94692
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 55
    "inscrito_id" => 4852
    "titulo" => "TABULEIRO DIDÁTICO NO ENSINO DO BIOMA DA CAATINGA: O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O Bioma Caatinga, localizado na região semiárida do Brasil, é o único originalmente brasileiro e apresenta uma heterogeneidade nas suas paisagens, contribuindo deste modo para biodiversidade local. Entretanto, a Caatinga é uma das regiões menos valorizadas e protegidas, a qual, infelizmente, passa por um elevado grau de devastação e exploração devido, sobretudo ao uso irregular de seus recursos naturais. Neste contexto, é de extrema importância o papel da escola no desenvolvimento de estratégias que estimulem os alunos a valorizar e conservar a Caatinga a partir do ensino desse Bioma nas aulas de Ciências no ensino fundamental e médio. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utilização de um tabuleiro didático no ensino da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6° ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Carlos Alberto M. D. Sobreira, localizada no município de Princesa Isabel, na Paraíba. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, dividido em três momentos: 1) visita à comunidade escolar, estabelecendo agendamento para os próximos encontros; 2) construção do tabuleiro junto aos alunos em sala de aula; 3) aplicação do jogo resultando na prática pedagógica, onde houve observações da vivência em sala de aula. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre as características, biodiversidade e conservação do Bioma Caatinga. Mesmo assim, ao longo das atividades, ocorreu um envolvimento e entusiasmo do alunado pela temática trabalhada, os quais participaram da construção do tabuleiro, tiraram dúvidas, trouxeram curiosidades, demostrando assim que estavam interessados e aprendendo o assunto de forma leve e por meio da socialização. Portanto, é possível dizer que o desenvolvimento de práticas pedagógicas como um jogo de tabuleiro pode abordar diversos temas e contribuir para uma aprendizagem significativa dos alunos. Ao mesmo tempo, estimulando o diálogo e a valorização do Bioma que estão inseridos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID4852_TB55_08122023182045.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSA APARECIDA LAURENÇO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ROSA SOUSA"
    "autor_email" => "rosalaurenco599@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Bioma Caatinga, localizado na região semiárida do Brasil, é o único originalmente brasileiro e apresenta uma heterogeneidade nas suas paisagens, contribuindo deste modo para biodiversidade local. Entretanto, a Caatinga é uma das regiões menos valorizadas e protegidas, a qual, infelizmente, passa por um elevado grau de devastação e exploração devido, sobretudo ao uso irregular de seus recursos naturais. Neste contexto, é de extrema importância o papel da escola no desenvolvimento de estratégias que estimulem os alunos a valorizar e conservar a Caatinga a partir do ensino desse Bioma nas aulas de Ciências no ensino fundamental e médio. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utilização de um tabuleiro didático no ensino da Caatinga. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6° ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Carlos Alberto M. D. Sobreira, localizada no município de Princesa Isabel, na Paraíba. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, dividido em três momentos: 1) visita à comunidade escolar, estabelecendo agendamento para os próximos encontros; 2) construção do tabuleiro junto aos alunos em sala de aula; 3) aplicação do jogo resultando na prática pedagógica, onde houve observações da vivência em sala de aula. De modo geral, os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre as características, biodiversidade e conservação do Bioma Caatinga. Mesmo assim, ao longo das atividades, ocorreu um envolvimento e entusiasmo do alunado pela temática trabalhada, os quais participaram da construção do tabuleiro, tiraram dúvidas, trouxeram curiosidades, demostrando assim que estavam interessados e aprendendo o assunto de forma leve e por meio da socialização. Portanto, é possível dizer que o desenvolvimento de práticas pedagógicas como um jogo de tabuleiro pode abordar diversos temas e contribuir para uma aprendizagem significativa dos alunos. Ao mesmo tempo, estimulando o diálogo e a valorização do Bioma que estão inseridos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.