A presente pesquisa aborda os animes, vistos para além de uma fonte de entretenimento pois muitos estudos já trazem a tratativa destes para o contexto educativo, numa análise de conteúdos e aspectos didático-pedagógicos, assim considerando que esse tipo de mídia nipônica pode vir a ser uma peça interessante para promover reflexões e entender melhor como funcionam algumas questões do meio educacional, considerando o papel de gestor, do professor ou aluno. O trabalho tem por objetivo investigar como o anime “Assassination Classroom (暗殺教室-Ansatsu Kyōshitsu)” pode ser correlacionado com questões didáticas e pedagógicas do contexto educacional. Como referencial teórico-metodológico, a devida pesquisa é classificada como qualitativa. Quanto aos procedimentos foram realizados uma pesquisa e levantamento bibliográfico com base em Campos (2013), Piletti (2018), Bernado (2010), Libâneo (2013), Luckesi (2011), Freire (2010), em que investigamos literaturas, na área da psicologia da educação e da didática, para compreender os fenômenos vistos no conteúdo analisado no que se refere à estrutura e organização das classes, avaliação, relação professor-aluno e gestão escolar. Em seguida foi realizada a análise de conteúdo dos episódios selecionados do anime buscando explicar como a obra fictícia pode ter relação com o “mundo real”, e, por fim, interpretação das cenas escolhidas, utilizando conceitos educacionais da psicologia da educação e da didática. Como resultados, aponta-se para a potencialidade o uso do anime “Assassination Classroom” como uma possibilidade de correlação com questões didáticas e pedagógicas no âmbito da formação inicial e continuada de professores, salvaguardadas as proporções, muitas implicações do campo podem ser refletidas partindo das cenas deste contexto fictício nipônico.