Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE JOGOS COMO MÉTODO LÚDICO DE ENSINO DA QUÍMICA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO "PASSA OU REPASSA QUÍMICO”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100609
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7984
    "inscrito_id" => 12744
    "titulo" => "O USO DE JOGOS COMO MÉTODO LÚDICO DE ENSINO DA QUÍMICA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO "PASSA OU REPASSA QUÍMICO”"
    "resumo" => "Nos últimos tempos, destaca-se a importância de desenvolver novas metodologias de ensino atrativas e enriquecedoras para o ambiente escolar. Nesse contexto, a disciplina "Seminário de Orientação ao Desenvolvimento de Práticas Educativas e Formações Docentes III", do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Norte, propôs-se a criação de métodos lúdicos para o ensino de Química. A metodologia adotada consistiu no desenvolvimento do jogo "Passa ou Repassa Químico" com o objetivo de avaliar a aprendizagem, interação, participação, conhecimento e diversão dos alunos em relação ao conteúdo estudado em sala de aula. O jogo foi aplicado em uma turma do terceiro período da Licenciatura em Química, sendo recebido com entusiasmo pelos alunos devido à facilidade de aplicação, adaptação e domínio do conteúdo. Sua simplicidade no desenvolvimento permite utilizá-lo também para revisar e avaliar outros conteúdos. A aplicação do jogo proporcionou aos alunos a percepção da importância e potencialidade dos jogos como método de ensino e aprendizagem. Por meio dele, os estudantes desenvolveram e aprimoraram seus conhecimentos de maneira divertida e ativa. O uso de jogos em sala de aula tem se tornado uma forte tendência na busca por estratégias que tornem o ensino mais eficaz e cativante. O jogo "Passa ou Repassa Químico" foi criado como uma ferramenta de avaliação e revisão do conteúdo de Química, e sua aplicação demonstrou ser um método eficiente, envolvendo os alunos e promovendo uma assimilação dos conceitos abordados, envolvendo os alunos de forma lúdica para uma maior assimilação dos conceitos abordados. Essa experiência ressalta a importância de explorar diferentes abordagens pedagógicas, como o uso de jogos, para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na área da química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12744_TB7984_10122023133202.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA ELANE FREITAS MAIA"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA"
    "autor_email" => "ericaelane95@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100609
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7984
    "inscrito_id" => 12744
    "titulo" => "O USO DE JOGOS COMO MÉTODO LÚDICO DE ENSINO DA QUÍMICA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO "PASSA OU REPASSA QUÍMICO”"
    "resumo" => "Nos últimos tempos, destaca-se a importância de desenvolver novas metodologias de ensino atrativas e enriquecedoras para o ambiente escolar. Nesse contexto, a disciplina "Seminário de Orientação ao Desenvolvimento de Práticas Educativas e Formações Docentes III", do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Norte, propôs-se a criação de métodos lúdicos para o ensino de Química. A metodologia adotada consistiu no desenvolvimento do jogo "Passa ou Repassa Químico" com o objetivo de avaliar a aprendizagem, interação, participação, conhecimento e diversão dos alunos em relação ao conteúdo estudado em sala de aula. O jogo foi aplicado em uma turma do terceiro período da Licenciatura em Química, sendo recebido com entusiasmo pelos alunos devido à facilidade de aplicação, adaptação e domínio do conteúdo. Sua simplicidade no desenvolvimento permite utilizá-lo também para revisar e avaliar outros conteúdos. A aplicação do jogo proporcionou aos alunos a percepção da importância e potencialidade dos jogos como método de ensino e aprendizagem. Por meio dele, os estudantes desenvolveram e aprimoraram seus conhecimentos de maneira divertida e ativa. O uso de jogos em sala de aula tem se tornado uma forte tendência na busca por estratégias que tornem o ensino mais eficaz e cativante. O jogo "Passa ou Repassa Químico" foi criado como uma ferramenta de avaliação e revisão do conteúdo de Química, e sua aplicação demonstrou ser um método eficiente, envolvendo os alunos e promovendo uma assimilação dos conceitos abordados, envolvendo os alunos de forma lúdica para uma maior assimilação dos conceitos abordados. Essa experiência ressalta a importância de explorar diferentes abordagens pedagógicas, como o uso de jogos, para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na área da química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12744_TB7984_10122023133202.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA ELANE FREITAS MAIA"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA"
    "autor_email" => "ericaelane95@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Nos últimos tempos, destaca-se a importância de desenvolver novas metodologias de ensino atrativas e enriquecedoras para o ambiente escolar. Nesse contexto, a disciplina "Seminário de Orientação ao Desenvolvimento de Práticas Educativas e Formações Docentes III", do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Norte, propôs-se a criação de métodos lúdicos para o ensino de Química. A metodologia adotada consistiu no desenvolvimento do jogo "Passa ou Repassa Químico" com o objetivo de avaliar a aprendizagem, interação, participação, conhecimento e diversão dos alunos em relação ao conteúdo estudado em sala de aula. O jogo foi aplicado em uma turma do terceiro período da Licenciatura em Química, sendo recebido com entusiasmo pelos alunos devido à facilidade de aplicação, adaptação e domínio do conteúdo. Sua simplicidade no desenvolvimento permite utilizá-lo também para revisar e avaliar outros conteúdos. A aplicação do jogo proporcionou aos alunos a percepção da importância e potencialidade dos jogos como método de ensino e aprendizagem. Por meio dele, os estudantes desenvolveram e aprimoraram seus conhecimentos de maneira divertida e ativa. O uso de jogos em sala de aula tem se tornado uma forte tendência na busca por estratégias que tornem o ensino mais eficaz e cativante. O jogo "Passa ou Repassa Químico" foi criado como uma ferramenta de avaliação e revisão do conteúdo de Química, e sua aplicação demonstrou ser um método eficiente, envolvendo os alunos e promovendo uma assimilação dos conceitos abordados, envolvendo os alunos de forma lúdica para uma maior assimilação dos conceitos abordados. Essa experiência ressalta a importância de explorar diferentes abordagens pedagógicas, como o uso de jogos, para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na área da química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.