A mostra científica é uma abordagem didática relevante para o processo de ensino e aprendizagem e para a formação básica dos estudantes de Biologia, possibilitando que vivenciem a pesquisa de forma prática, estimulando a curiosidade e a autonomia para a busca de conhecimentos científicos. O artigo tem como objetivo descrever a experiência vivenciada em uma mostra científica realizada pelos alunos de duas turmas de 2º ano do Ensino Médio, que teve como tema central a importância parasitológica, patológica, ecológica e econômica dos fungos, o evento foi realizado no IFTO Campus Araguatins, e orientado pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que participam do programa Residência Pedagógica. As ferramentas didáticas utilizadas na mostra foram as maquetes, painéis explicativos, banners, microscópios e exemplares de fungos. Os estudantes produziram e apresentaram para a comunidade escolar todos os materiais didáticos de forma dinâmica e interativa. Os trabalhos apresentados relacionaram as temáticas à realidade dos alunos e mostrou a relevância dos fungos para o ambiente e a humanidade. Nota-se que o trabalho despertou o interesse dos alunos pela disciplina de Biologia, contribuiu de forma significativa para a construção do conhecimento científico dos alunos, também para a valorização da Ciência, tornando os alunos protagonistas do conhecimento.