Esse trabalho aborda as ações que buscam verificar a acessibilidade dos livros didáticos de matemática para surdos pela perspectiva de alguns profissionais que atuam com estes estudantes. Para isso, houve de julho de 2021 a maio de 2022, a produção e divulgação de formulários sobre livros didáticos de matemática concomitantemente ao desenvolvimento de pesquisas bibliográficas sobre livros didáticos de matemática. Foram desenvolvidos três formulários com perguntas destinadas a professores de matemática e do AEE e a intérpretes de libras sobre a acessibilidade dos livros didáticos de matemática. As perguntas foram aplicadas em sete escolas estaduais de Joinville/SC com um total de cinco respostas. Dando sequência às ações da pesquisa, com o desenvolvimento de pesquisas bibliográficas sobre livros didáticos, duas buscas foram realizadas. A primeira busca foi [1], utilizando as strings de busca: livros didáticos de matemática; surdez; e a segunda foi [2], utilizando as strings de busca: livros didáticos de matemática; surdos. Ambas as buscas aconteceram nas bases de dados: Capes, SciELO, Google Acadêmico, no período entre 2011- 2022. A partir dos resultados, nota-se a urgência em ampliar as produções científicas voltadas à temática de livros didáticos de matemática e surdez visto a sua escassez de resultados encontrados. Salienta-se ainda que haja o desenvolvimento de livros didáticos de matemática adaptados para estudantes surdos. Além disso, destaca-se a importância de materiais visuais para acessibilidade dos surdos, os quais levem em conta a experiência visual desses sujeitos. Diante do exposto, pretende-se ampliar a aplicação dos formulários em mais escolas, incluindo sua demanda não apenas em escolas estaduais, mas em municipais e particulares em que haja estudantes surdos matriculados e tentativas iniciais em propor adaptações aos livros didáticos de matemática.