Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERDISCIPLINARIDADE: ABORDAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA - REGIÃO CENTRO SUL/CE

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa retrata nos dias atuais a reconstrução da aplicabilidade da abordagem interdisciplinar na disciplina de Biologia, tendo como principal objetivo, diagnosticar a existência da aplicabilidade da concepção da interdisciplinar no contexto do processo ensino-aprendizagem no Ensino Médio e no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na região centro-sul do Ceará. A pesquisa foi realizada com professores que atuam nas escolas pública do Ensino Médio, professores formadores e alunos graduandos no curso de Licenciatura em ciências biológica na Região Centro Sul do Ceará. Na primeira etapa foi o contato com o universo da pesquisa, na qual foram o contato através de e-mail com as Instituições, em que os gestores permitiram a realização da pesquisa. Na segunda etapa, foi realizado a construção do instrumento de coleta de dados, que teve como base o questionário com questões semiabertas, utilizando a Plataforma Google Forms. A amostra da pesquisa foi determinada pela quantidade de aceitos, que foram 15 docentes (ensino médio e formadores) e 20 discentes, totalizando 35 (trinta cincos) participantes. Foram dois questionários distintos de acordo com a contextualização da vivência com a concepção interdisciplinar, mas ambos questionários tinham como o objetivo realizar um levantamento sobre a concepção e a aplicabilidade da interdisciplinaridade, no contexto da realidade do processo de ensino-aprendizagem. A análise dos resultados foi codificada sistematicamente e a partir da variedade de perguntas interpretativas interligadas, contidas no questionário, a fim de compreender melhor o estudo que foi desenvolvido. Para Bogdan e Biklen (1999), são códigos que descrevem o contexto, o tópico ou o tema em que o material permite contextualizar o estudo em questão, podem ser codificados neste contexto. Segundo Fazenda (1994) o perfil do professor que adota a concepção interdisciplinar no seu fazer pedagógico, traz consigo o gosto especial por conhecer e de ser um professor pesquisador, constamos nas falas dos professores esse despertar aconteceu, mas esses professores ainda não sentem dificuldade de compreender ao realizar essa concepção no chão da sala de aula. Nessa categorização, os professores da Educação Básica e do Ensino Superior, relatam que desenvolvem atividades e projetos interdisciplinares, mas sentem dificuldade em dialogar com disciplinas que não estão contidas na área de Ciências da Natureza. Enquanto os 82% discentes, afirmaram que tinham realizado atividades disciplinares durante o curso, 18% afirmaram que não tinham percebido nenhuma atividade interdisciplinar, então a efetivação da concepção Interdisciplinar ainda não é percebida e construída numa perspectiva curricular dos Cursos, mas como propostas isoladas de alguns professores. Segundo Frigotto ( 1995, p.26), “a forma de organização do trabalho na escola e na vida social em geral constituem barreiras, por vezes intransponíveis, para o trabalho interdisciplinar. Nos dias atuais tanto na formação inicial como na práxis da disciplina de Biologia no Ensino Médio, existe dificuldade em implementar, compreender e efetivar a concepção interdisciplinar, pois o currículo escolar ainda continua fragmentado.

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