Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A NEGLIGÊNCIA DAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98418
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4990
    "inscrito_id" => 6543
    "titulo" => "A NEGLIGÊNCIA DAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS"
    "resumo" => "O conhecimento das culturas afro-brasileiras e africanas no Brasil, se insere como parte fundamental do processo de formação de cada cidadão, e é destinado à compreensão do respeito e valorização das culturas étnico-raciais, tendo em vista que o Brasil é um país miscigenado, que possui origem com os povos africanos. Portanto, a propositura em tela, surge da necessidade de advertir as instituições escolares acerca da negligência em relação a abordagem de temáticas inerentes as culturas afro, visando refrear o preconceito estrutural para com a raça preta, bem como, do enaltecimento acerca de outras culturas. Logo, esta pesquisa objetiva analisar o conhecimento e o comprometimento das escolas, objeto de estudo e dos estudantes para a propagação dessas estirpes. Se refere a uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e de abordagem qualiquantitativa. Participaram desse estudo, coordenadores e estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio de 02 [duas] escolas públicas de 02 [dois] municípios distintos, sendo 01 [uma] em Diamante-PB e outra em Itapetim-PE, onde foi utilizado como instrumento para coleta de dados, um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas, elaborado pelos pesquisadores. Os dados foram analisados de forma quantitativa, utilizando o Programa Forms, e de forma qualitativa, por meio da interpretação das respostas obtidas pelos pesquisadores. Os resultados apontaram que há divergência entre os alunos e as equipes gestoras acerca do trabalho no tocante à valorização das culturas afro-brasileiras e africanas. Conclui-se que a sapiência sobre as relações étnico-raciais é fundamental para que a mesma não caia no esquecimento por parte do corpo gestor, docentes e discentes das instituições de ensino e da própria sociedade. Em vista disso, é preciso edificar um processo construtivo e reflexivo decorrente de reflexões e constantes aprendizados, que se configure como parte da transformação social, contemplando um avanço significativo ao nortear as práticas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6543_TB4990_10122023181623.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA NUNES MARQUES AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "edumaria196@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98418
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4990
    "inscrito_id" => 6543
    "titulo" => "A NEGLIGÊNCIA DAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS"
    "resumo" => "O conhecimento das culturas afro-brasileiras e africanas no Brasil, se insere como parte fundamental do processo de formação de cada cidadão, e é destinado à compreensão do respeito e valorização das culturas étnico-raciais, tendo em vista que o Brasil é um país miscigenado, que possui origem com os povos africanos. Portanto, a propositura em tela, surge da necessidade de advertir as instituições escolares acerca da negligência em relação a abordagem de temáticas inerentes as culturas afro, visando refrear o preconceito estrutural para com a raça preta, bem como, do enaltecimento acerca de outras culturas. Logo, esta pesquisa objetiva analisar o conhecimento e o comprometimento das escolas, objeto de estudo e dos estudantes para a propagação dessas estirpes. Se refere a uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e de abordagem qualiquantitativa. Participaram desse estudo, coordenadores e estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio de 02 [duas] escolas públicas de 02 [dois] municípios distintos, sendo 01 [uma] em Diamante-PB e outra em Itapetim-PE, onde foi utilizado como instrumento para coleta de dados, um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas, elaborado pelos pesquisadores. Os dados foram analisados de forma quantitativa, utilizando o Programa Forms, e de forma qualitativa, por meio da interpretação das respostas obtidas pelos pesquisadores. Os resultados apontaram que há divergência entre os alunos e as equipes gestoras acerca do trabalho no tocante à valorização das culturas afro-brasileiras e africanas. Conclui-se que a sapiência sobre as relações étnico-raciais é fundamental para que a mesma não caia no esquecimento por parte do corpo gestor, docentes e discentes das instituições de ensino e da própria sociedade. Em vista disso, é preciso edificar um processo construtivo e reflexivo decorrente de reflexões e constantes aprendizados, que se configure como parte da transformação social, contemplando um avanço significativo ao nortear as práticas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6543_TB4990_10122023181623.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA NUNES MARQUES AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "edumaria196@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O conhecimento das culturas afro-brasileiras e africanas no Brasil, se insere como parte fundamental do processo de formação de cada cidadão, e é destinado à compreensão do respeito e valorização das culturas étnico-raciais, tendo em vista que o Brasil é um país miscigenado, que possui origem com os povos africanos. Portanto, a propositura em tela, surge da necessidade de advertir as instituições escolares acerca da negligência em relação a abordagem de temáticas inerentes as culturas afro, visando refrear o preconceito estrutural para com a raça preta, bem como, do enaltecimento acerca de outras culturas. Logo, esta pesquisa objetiva analisar o conhecimento e o comprometimento das escolas, objeto de estudo e dos estudantes para a propagação dessas estirpes. Se refere a uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e de abordagem qualiquantitativa. Participaram desse estudo, coordenadores e estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio de 02 [duas] escolas públicas de 02 [dois] municípios distintos, sendo 01 [uma] em Diamante-PB e outra em Itapetim-PE, onde foi utilizado como instrumento para coleta de dados, um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas, elaborado pelos pesquisadores. Os dados foram analisados de forma quantitativa, utilizando o Programa Forms, e de forma qualitativa, por meio da interpretação das respostas obtidas pelos pesquisadores. Os resultados apontaram que há divergência entre os alunos e as equipes gestoras acerca do trabalho no tocante à valorização das culturas afro-brasileiras e africanas. Conclui-se que a sapiência sobre as relações étnico-raciais é fundamental para que a mesma não caia no esquecimento por parte do corpo gestor, docentes e discentes das instituições de ensino e da própria sociedade. Em vista disso, é preciso edificar um processo construtivo e reflexivo decorrente de reflexões e constantes aprendizados, que se configure como parte da transformação social, contemplando um avanço significativo ao nortear as práticas educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.