Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA LEITURA COLETIVA DE "HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL", DE JK ROWLING, COM OS ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ECIT BENJAMIN MARANHÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100124
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7217
    "inscrito_id" => 7537
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA LEITURA COLETIVA DE "HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL", DE JK ROWLING, COM OS ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ECIT BENJAMIN MARANHÃO"
    "resumo" => "Este artigo propõe discutir sobre a leitura coletiva de “Harry Potter e a pedra filosofal”, de JK Rowling, trabalho realizado como ação do Projeto Literatura nas ondas das Leituras coletivas, nas aulas de Literatura do 8º ano do Ensino Fundamental, da ECIT Benjamin Maranhão, em Araruna/PB. Nesse contexto, objetiva-se investigar se os estudantes, após cada encontro de leitura, compreendem a obra literária de Bradbury de forma crítica. Para tanto, dispusemo-nos a engendrar uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, seguido por uma pesquisa bibliográfica, cujos métodos serão desafios literários e entrevistas com os discentes, através do Google Forms. Desse modo, conseguiremos levantar dados a fim de sanar nossas inquietações acerca do trabalho literário com os alunos do último ano do ensino fundamental. O trabalho será feito em face do letramento literário como prática social para além da ampliação do repertório sociocultural dos estudantes. Sob essa perspectiva, teremos como base os estudos dos autores Antonio Candido, Mortimer J. Adler & Charles Van Doren, Rildo Coson, Terry Eagleton, C.S. Lewis, Angela Kleiman, Marisa Lajolo, Ninfa Parreiras e Paulo Freire. Dessa discussão, buscaremos promover uma reflexão acerca da importância do universo literário para a formação do humano e do pensamento crítico dos referidos jovens protagonistas e leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7537_TB7217_20062023223506.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCILENE DE SOUZA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARCILENE"
    "autor_email" => "marcilenesouza.uepb@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100124
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7217
    "inscrito_id" => 7537
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA LEITURA COLETIVA DE "HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL", DE JK ROWLING, COM OS ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ECIT BENJAMIN MARANHÃO"
    "resumo" => "Este artigo propõe discutir sobre a leitura coletiva de “Harry Potter e a pedra filosofal”, de JK Rowling, trabalho realizado como ação do Projeto Literatura nas ondas das Leituras coletivas, nas aulas de Literatura do 8º ano do Ensino Fundamental, da ECIT Benjamin Maranhão, em Araruna/PB. Nesse contexto, objetiva-se investigar se os estudantes, após cada encontro de leitura, compreendem a obra literária de Bradbury de forma crítica. Para tanto, dispusemo-nos a engendrar uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, seguido por uma pesquisa bibliográfica, cujos métodos serão desafios literários e entrevistas com os discentes, através do Google Forms. Desse modo, conseguiremos levantar dados a fim de sanar nossas inquietações acerca do trabalho literário com os alunos do último ano do ensino fundamental. O trabalho será feito em face do letramento literário como prática social para além da ampliação do repertório sociocultural dos estudantes. Sob essa perspectiva, teremos como base os estudos dos autores Antonio Candido, Mortimer J. Adler & Charles Van Doren, Rildo Coson, Terry Eagleton, C.S. Lewis, Angela Kleiman, Marisa Lajolo, Ninfa Parreiras e Paulo Freire. Dessa discussão, buscaremos promover uma reflexão acerca da importância do universo literário para a formação do humano e do pensamento crítico dos referidos jovens protagonistas e leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7537_TB7217_20062023223506.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCILENE DE SOUZA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARCILENE"
    "autor_email" => "marcilenesouza.uepb@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo propõe discutir sobre a leitura coletiva de “Harry Potter e a pedra filosofal”, de JK Rowling, trabalho realizado como ação do Projeto Literatura nas ondas das Leituras coletivas, nas aulas de Literatura do 8º ano do Ensino Fundamental, da ECIT Benjamin Maranhão, em Araruna/PB. Nesse contexto, objetiva-se investigar se os estudantes, após cada encontro de leitura, compreendem a obra literária de Bradbury de forma crítica. Para tanto, dispusemo-nos a engendrar uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, seguido por uma pesquisa bibliográfica, cujos métodos serão desafios literários e entrevistas com os discentes, através do Google Forms. Desse modo, conseguiremos levantar dados a fim de sanar nossas inquietações acerca do trabalho literário com os alunos do último ano do ensino fundamental. O trabalho será feito em face do letramento literário como prática social para além da ampliação do repertório sociocultural dos estudantes. Sob essa perspectiva, teremos como base os estudos dos autores Antonio Candido, Mortimer J. Adler & Charles Van Doren, Rildo Coson, Terry Eagleton, C.S. Lewis, Angela Kleiman, Marisa Lajolo, Ninfa Parreiras e Paulo Freire. Dessa discussão, buscaremos promover uma reflexão acerca da importância do universo literário para a formação do humano e do pensamento crítico dos referidos jovens protagonistas e leitores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.