Durante muito tempo, a disciplina de Matemática tem sido rotulada como difícil pela maioria dos alunos, principalmente quanto a necessidade de aplicar seus conhecimentos para solucionar problemas cotidianos. Isso tem sido um desafio para os professores da área, que buscam entender os motivos pelos quais ela é tão temida. Nesse contexto, tem-se discutido a inserção do Pensamento Computacional (PC), como uma habilidade para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática. Dado que, ao compreender os processos computacionais, os estudantes podem desenvolver modelos computacionais para situações que não estão relacionadas à Ciência da Computação. Desse modo, o estudo pretende analisar o que a literatura tem apresentado acerca das habilidades e competências necessárias para a formação dos professores de Matemática, de forma que estes possam incorporar o Pensamento Computacional na sua prática docente. Para atender ao objetivo proposto, foi realizado um mapeamento sistemático a partir de uma revisão de literatura, com recorte temporal de 2017 – 2022 no banco de dados da CAPES. Após a 1ª aplicação do protocolo de pesquisa foram encontrados um total de 74 trabalhos, contudo realizou-se uma segunda triagem, reduzindo assim à 11 trabalhos selecionados. Diante das contribuições advindas da Análise Textual Discursiva (ATD), notou-se que o PC, apesar de ter ganhado notoriedade no contexto educacional a mais de uma década, ainda é uma questão pouca discutida para a formação de professores, em especial de matemática. E que, embora seja dado um olhar pelos documentos oficiais à Educação Básica, questiona-se como os professores poderão integrar esta habilidade para ensinar seus alunos, quando se falta estrutura e amparo. Em vista disso, o levantamento, mostra a necessidade do desenvolvimento de estudos com este público – licenciandos de matemática – com atividades práticas, desplugadas ou plugadas, e ainda um olhar para as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Matemática.