O propósito desta discussão é abordar a influência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial do/a pedagogo/a, com foco na construção da identidade docente e na afirmação da profissão. O objetivo é analisar como a participação no programa pode contribuir para uma formação mais completa e qualificada, permitindo ao discente vivenciar a prática docente de forma mais intensa e participativa, e refletir sobre sua prática e formação como professor. Constatamos em levantamento bibliográfico a grande importância do programa na iniciação à docência do estudante de graduação e sua grande relevância às escolas de baixo índice de desenvolvimento, tendo em vista que o programa pode contribuir para que o futuro pedagogo se sinta mais preparado e seguro para atuar na docência. Para a realização desta discussão, utilizamos como referenciais teóricos obras de importantes temáticas tomando como base os estudos e as contribuições dos seguintes autores: Pimenta (1997), Gomes (2016), UNESCO (2011). Esta pesquisa documental, de caráter qualitativo, nos fez reconhecer a importância do nosso papel social, como futuros (as) pedagogos (as) e como o PIBID é responsável por influenciar em nossa prática docente na educação básica, ampliando nossos conhecimentos no âmbito escolar com antecedência e desenvolvendo nossas práticas pedagógicas.