Este resumo tem como objetivo analisar a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil. De forma específica busca mostrar e reconhecer o significado do brincar e conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar. O trabalho apresenta como desenvolver a ludicidade na Educação Infantil, com o objetivo de dar autonomia à criança e a mobilização de suas atividades, do seu eu. Na Educação Infantil é indispensável que a criança frequente ambientes que possam utilizar objetos, brinquedos e comunicar-se com outras crianças e principalmente que possam desfrutar de conhecimentos e habilidades, pois o brincar é uma grande forma de comunicação. O lúdico ajuda na aprendizagem das crianças pois é com a ludicidade que elas têm uma maior autonomia, conhecimento e criatividade. Diante desta pragmática, este resumo trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, descritiva de caráter bibliográfico,estabelecida com a importância do lúdico na jornada da educação infantil. Como referencial de análise científica foram utilizados os pressupostos de autores como Vygostky (1979), Piaget (2001) e Kishimoto (2010). A pesquisa mostra a importância e a contribuição do brincar na Educação Infantil, revelando o desenvolvimento e a construção da criança a partir da incrementação do lúdico, pois possibilita a criatividade, interação social e crescimento saudável através do relacionamento com o brincar.