Este estudo objetiva compreender o projeto pedagógico como um documento que envolve o processo de ação-reflexão-ação e favorece a pesquisa, além de exercitar a capacidade de elaboração coletiva. No contexto da prática, reconhece-se o projeto pedagógico como uma importante forma de planejamento participativo, organização do processo de ensino-aprendizagem e projeção de ações futuras no contexto humano-social. Para fundamentar a discussão foi utilizado como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica alicerçada na visão hermenêutica dos estudos propostos por William Heard Kilpatrick (1978) na obra: Educação para uma civilização em mudança; por John Dewey (1979) na obra: Democracia e Educação, bem como em outras produções que dialogam com a temática. O estudo foi construído em duas partes. Na primeira, destaca-se o processo de construção coletiva do projeto pedagógico, através da compreensão das indagações e dilemas que norteiam a caminhada constitutiva na escola. Na segunda parte, foram analisadas as relações entre saberes cotidianos e os saberes escolares, demonstrando os meios pelos quais esses conhecimentos dialogam com o processo formativo do projeto pedagógico. Conclui-se que o processo de construção coletiva do projeto pedagógico traz sentido e afetividade à prática pedagógica, contribuindo para qualificar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, onde o aluno deixa de ser mero receptor de informações, para atuar como participante ativo em meio a construção do saber.