Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEATRO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95082
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 589
    "inscrito_id" => 8335
    "titulo" => "O TEATRO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Esse trabalho tem por finalidade analisar os benefícios da aplicação do teatro como ferramenta pedagógica em aulas da Educação Básica. Neste intuito, foram feitas pesquisas de leitura dessa prática, a fim de constatar melhorias no processo de aprendizagem, trazendo para o ambiente escolar uma forma lúdica de educar. Partindo dos princípios da obra teatro do oprimido, escrito pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, onde seus métodos buscam democratizar o acesso à prática teatral e fazer com que por meio desta linguagem a população possa discutir as possibilidades de transformação social. Sendo assim, com essa aplicação, é possível introduzir aulas de teatro na Educação Básica a fim de transmitir não só conhecimentos teatrais, mas também teorias e conhecimentos científicos abordando o conteúdo da matéria. Verificou-se que existe um grande acervo de peças com estas características que foram escritas pela poetisa e dramaturga Ruth Salles para uso nas escolas Waldorf, parte deste acervo encontra-se editado na Coleção Teatro na Escola. A pedagogia Waldorf incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os alunos a um pensamento livre e autônomo, nas escolas Waldorf o teatro é uma atividade pedagógica muito importante, sendo realizada por todas as classes, nele o importante não é a representação final para os pais ou a comunidade escolar, mas o processo educativo que envolve toda a sua preparação. Visando também identificar o lugar do teatro científico nesse contexto escolar, mediante uma análise feita em uma pesquisa realizada nas atas do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa, Educação e Ciências), pudemos evidenciar que há um baixo número de referenciais sobre o tema, demonstrando assim a carência e a necessidade de uma maior reflexão, pesquisas e debates que possam ampliar ainda mais o entendimento acerca dessa temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8335_TB589_18112023160146.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA TAMAR SILVEIRA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Tamar"
    "autor_email" => "ana.tamar@academico.ufpb."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95082
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 589
    "inscrito_id" => 8335
    "titulo" => "O TEATRO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Esse trabalho tem por finalidade analisar os benefícios da aplicação do teatro como ferramenta pedagógica em aulas da Educação Básica. Neste intuito, foram feitas pesquisas de leitura dessa prática, a fim de constatar melhorias no processo de aprendizagem, trazendo para o ambiente escolar uma forma lúdica de educar. Partindo dos princípios da obra teatro do oprimido, escrito pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, onde seus métodos buscam democratizar o acesso à prática teatral e fazer com que por meio desta linguagem a população possa discutir as possibilidades de transformação social. Sendo assim, com essa aplicação, é possível introduzir aulas de teatro na Educação Básica a fim de transmitir não só conhecimentos teatrais, mas também teorias e conhecimentos científicos abordando o conteúdo da matéria. Verificou-se que existe um grande acervo de peças com estas características que foram escritas pela poetisa e dramaturga Ruth Salles para uso nas escolas Waldorf, parte deste acervo encontra-se editado na Coleção Teatro na Escola. A pedagogia Waldorf incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os alunos a um pensamento livre e autônomo, nas escolas Waldorf o teatro é uma atividade pedagógica muito importante, sendo realizada por todas as classes, nele o importante não é a representação final para os pais ou a comunidade escolar, mas o processo educativo que envolve toda a sua preparação. Visando também identificar o lugar do teatro científico nesse contexto escolar, mediante uma análise feita em uma pesquisa realizada nas atas do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa, Educação e Ciências), pudemos evidenciar que há um baixo número de referenciais sobre o tema, demonstrando assim a carência e a necessidade de uma maior reflexão, pesquisas e debates que possam ampliar ainda mais o entendimento acerca dessa temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8335_TB589_18112023160146.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA TAMAR SILVEIRA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Tamar"
    "autor_email" => "ana.tamar@academico.ufpb."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse trabalho tem por finalidade analisar os benefícios da aplicação do teatro como ferramenta pedagógica em aulas da Educação Básica. Neste intuito, foram feitas pesquisas de leitura dessa prática, a fim de constatar melhorias no processo de aprendizagem, trazendo para o ambiente escolar uma forma lúdica de educar. Partindo dos princípios da obra teatro do oprimido, escrito pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, onde seus métodos buscam democratizar o acesso à prática teatral e fazer com que por meio desta linguagem a população possa discutir as possibilidades de transformação social. Sendo assim, com essa aplicação, é possível introduzir aulas de teatro na Educação Básica a fim de transmitir não só conhecimentos teatrais, mas também teorias e conhecimentos científicos abordando o conteúdo da matéria. Verificou-se que existe um grande acervo de peças com estas características que foram escritas pela poetisa e dramaturga Ruth Salles para uso nas escolas Waldorf, parte deste acervo encontra-se editado na Coleção Teatro na Escola. A pedagogia Waldorf incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os alunos a um pensamento livre e autônomo, nas escolas Waldorf o teatro é uma atividade pedagógica muito importante, sendo realizada por todas as classes, nele o importante não é a representação final para os pais ou a comunidade escolar, mas o processo educativo que envolve toda a sua preparação. Visando também identificar o lugar do teatro científico nesse contexto escolar, mediante uma análise feita em uma pesquisa realizada nas atas do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa, Educação e Ciências), pudemos evidenciar que há um baixo número de referenciais sobre o tema, demonstrando assim a carência e a necessidade de uma maior reflexão, pesquisas e debates que possam ampliar ainda mais o entendimento acerca dessa temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.