Esse trabalho tem por finalidade analisar os benefícios da aplicação do teatro como ferramenta pedagógica em aulas da Educação Básica. Neste intuito, foram feitas pesquisas de leitura dessa prática, a fim de constatar melhorias no processo de aprendizagem, trazendo para o ambiente escolar uma forma lúdica de educar. Partindo dos princípios da obra teatro do oprimido, escrito pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, onde seus métodos buscam democratizar o acesso à prática teatral e fazer com que por meio desta linguagem a população possa discutir as possibilidades de transformação social. Sendo assim, com essa aplicação, é possível introduzir aulas de teatro na Educação Básica a fim de transmitir não só conhecimentos teatrais, mas também teorias e conhecimentos científicos abordando o conteúdo da matéria. Verificou-se que existe um grande acervo de peças com estas características que foram escritas pela poetisa e dramaturga Ruth Salles para uso nas escolas Waldorf, parte deste acervo encontra-se editado na Coleção Teatro na Escola. A pedagogia Waldorf incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os alunos a um pensamento livre e autônomo, nas escolas Waldorf o teatro é uma atividade pedagógica muito importante, sendo realizada por todas as classes, nele o importante não é a representação final para os pais ou a comunidade escolar, mas o processo educativo que envolve toda a sua preparação. Visando também identificar o lugar do teatro científico nesse contexto escolar, mediante uma análise feita em uma pesquisa realizada nas atas do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa, Educação e Ciências), pudemos evidenciar que há um baixo número de referenciais sobre o tema, demonstrando assim a carência e a necessidade de uma maior reflexão, pesquisas e debates que possam ampliar ainda mais o entendimento acerca dessa temática.