UM OLHAR DOCENTE SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95036 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 535 "inscrito_id" => 9512 "titulo" => "UM OLHAR DOCENTE SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS." "resumo" => "A pandemia do novo coronavírus exigiu mudanças no contexto educacional, especialmente pela suspensão das aulas presenciais, modificando as formas de trabalho docente, a prática pedagógica as modalidades de avaliação, tendo a sala de aula que se organizar em torno de plataformas virtuais. Com o avanço da vacinação, o período de estudo remoto e, posteriormente híbrido, deu espaço à volta da presencialidade, restabelecendo o funcionamento da sala de aula, mas não da mesma maneira, especialmente no que diz respeito à aprendizagem discente. O objetivo deste trabalho foi discutir o processo de aprendizagem do adolescente no retorno às aulas presenciais, a partir de discussões e trocas de experiências entre docentes do ensino médio, de instituições públicas e privadas do Estado de Pernambuco, através da entrevista de grupo focal. Foram cinco entrevistas, com número variado de participantes, realizadas no formato online, mediante assinatura do termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE e transcritas literalmente, tendo os seus dados analisados a partir da análise de conteúdo de Minayo. O conteúdo produzido, ressaltou questões como: a necessidade da promoção de encontros discursivos entre professores de ensino médio, considerando, ouvindo e compreendendo as singularidades de cada contexto pedagógico, do funcionamento de cada turma e de cada professor/a em relação às demandas que precisa dar conta; a consideração do papel assumido pela tecnologia nos ensinos remoto e híbrido que ressaltou a falta de preparação docente para manejá-la e a defasagem da aprendizagem decorrente da impossibilidade de acesso a ela pelos/as estudantes; e a percepção desses professores/as sobre o atraso dos/as estudantes na construção de conhecimento, dado que trouxe repercussões afetivas, como sentimento de desgaste, impossibilidade e sobrecarga de trabalho, como se os/as docentes tivessem que reorganizar o tempo entre o que foi perdido e o que precisava ter sido construído e aprendido pelos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9512_TB535_19102023215145.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIRGÍNIA CAVALCANTI PINTO" "autor_nome_curto" => "VIRGÍNIA PINTO" "autor_email" => "virginia.cavalcantipinto@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95036 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 535 "inscrito_id" => 9512 "titulo" => "UM OLHAR DOCENTE SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS." "resumo" => "A pandemia do novo coronavírus exigiu mudanças no contexto educacional, especialmente pela suspensão das aulas presenciais, modificando as formas de trabalho docente, a prática pedagógica as modalidades de avaliação, tendo a sala de aula que se organizar em torno de plataformas virtuais. Com o avanço da vacinação, o período de estudo remoto e, posteriormente híbrido, deu espaço à volta da presencialidade, restabelecendo o funcionamento da sala de aula, mas não da mesma maneira, especialmente no que diz respeito à aprendizagem discente. O objetivo deste trabalho foi discutir o processo de aprendizagem do adolescente no retorno às aulas presenciais, a partir de discussões e trocas de experiências entre docentes do ensino médio, de instituições públicas e privadas do Estado de Pernambuco, através da entrevista de grupo focal. Foram cinco entrevistas, com número variado de participantes, realizadas no formato online, mediante assinatura do termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE e transcritas literalmente, tendo os seus dados analisados a partir da análise de conteúdo de Minayo. O conteúdo produzido, ressaltou questões como: a necessidade da promoção de encontros discursivos entre professores de ensino médio, considerando, ouvindo e compreendendo as singularidades de cada contexto pedagógico, do funcionamento de cada turma e de cada professor/a em relação às demandas que precisa dar conta; a consideração do papel assumido pela tecnologia nos ensinos remoto e híbrido que ressaltou a falta de preparação docente para manejá-la e a defasagem da aprendizagem decorrente da impossibilidade de acesso a ela pelos/as estudantes; e a percepção desses professores/as sobre o atraso dos/as estudantes na construção de conhecimento, dado que trouxe repercussões afetivas, como sentimento de desgaste, impossibilidade e sobrecarga de trabalho, como se os/as docentes tivessem que reorganizar o tempo entre o que foi perdido e o que precisava ter sido construído e aprendido pelos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9512_TB535_19102023215145.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIRGÍNIA CAVALCANTI PINTO" "autor_nome_curto" => "VIRGÍNIA PINTO" "autor_email" => "virginia.cavalcantipinto@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }