Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SEUS DESAFIOS: UMA ANÁLISE SOB O OLHAR DOCENTE NO ENSINO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DA ESCOLA ESTADUAL MARIA DE LOURDES BEZERRA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99936
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6972
    "inscrito_id" => 19967
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SEUS DESAFIOS: UMA ANÁLISE SOB O OLHAR DOCENTE NO ENSINO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DA ESCOLA ESTADUAL MARIA DE LOURDES BEZERRA"
    "resumo" => "A Constituição Federa determina no Art. 205 que a educação é direito de todos. Diversas discussões ocorre a respeito da educação especial em relação a inclusão de crianças com necessidades no âmbito escolar, pois, todas as escolas do ensino regular devem matricular todos os alunos em suas classes comuns com todo o auxílio necessário, recursos acessíveis e atender as especificidades de cada um, podendo, ser um atendimento educacional especializado de acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) ou uma parceria com o sistema público de ensino. Portanto, esse estudo busca analisar a importância da inclusão de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e como acontece o ensino para a alfabetização dessas crianças na escola Estadual Maria de Lourdes Bezerra localizada na cidade de Macau/RN. Assim, a presente pesquisa é de natureza qualitativa e conta com pesquisas bibliográficas para o embasamento desse estudo, a fim, de proporcionar uma melhor compreensão através de referenciais teóricos já publicados e analisados. Considerando que a inclusão de crianças com TEA no âmbito escolar ainda é um desafio para os profissionais da educação, nessa perspectiva, é fundamental o olhar e o repensar da escola, para a necessidade de formação e suporte especifico para os professores, ficando evidente que todos tem conhecimento sobre a educação especial e os desafios enfrentados para a inclusão dos estudantes, e que é de suma importância buscar práticas necessárias para o aprimoramento do ensino para alunos autistas, assim, com comprometimento, de modo, que os professores busquem estratégias pedagógicas para colaborar com o ensino dos alunos autistas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19967_TB6972_05102023001052.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INGRID JANAÍNA DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "INGRID"
    "autor_email" => "ingridmiranda11@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99936
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6972
    "inscrito_id" => 19967
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SEUS DESAFIOS: UMA ANÁLISE SOB O OLHAR DOCENTE NO ENSINO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DA ESCOLA ESTADUAL MARIA DE LOURDES BEZERRA"
    "resumo" => "A Constituição Federa determina no Art. 205 que a educação é direito de todos. Diversas discussões ocorre a respeito da educação especial em relação a inclusão de crianças com necessidades no âmbito escolar, pois, todas as escolas do ensino regular devem matricular todos os alunos em suas classes comuns com todo o auxílio necessário, recursos acessíveis e atender as especificidades de cada um, podendo, ser um atendimento educacional especializado de acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) ou uma parceria com o sistema público de ensino. Portanto, esse estudo busca analisar a importância da inclusão de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e como acontece o ensino para a alfabetização dessas crianças na escola Estadual Maria de Lourdes Bezerra localizada na cidade de Macau/RN. Assim, a presente pesquisa é de natureza qualitativa e conta com pesquisas bibliográficas para o embasamento desse estudo, a fim, de proporcionar uma melhor compreensão através de referenciais teóricos já publicados e analisados. Considerando que a inclusão de crianças com TEA no âmbito escolar ainda é um desafio para os profissionais da educação, nessa perspectiva, é fundamental o olhar e o repensar da escola, para a necessidade de formação e suporte especifico para os professores, ficando evidente que todos tem conhecimento sobre a educação especial e os desafios enfrentados para a inclusão dos estudantes, e que é de suma importância buscar práticas necessárias para o aprimoramento do ensino para alunos autistas, assim, com comprometimento, de modo, que os professores busquem estratégias pedagógicas para colaborar com o ensino dos alunos autistas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19967_TB6972_05102023001052.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INGRID JANAÍNA DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "INGRID"
    "autor_email" => "ingridmiranda11@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Constituição Federa determina no Art. 205 que a educação é direito de todos. Diversas discussões ocorre a respeito da educação especial em relação a inclusão de crianças com necessidades no âmbito escolar, pois, todas as escolas do ensino regular devem matricular todos os alunos em suas classes comuns com todo o auxílio necessário, recursos acessíveis e atender as especificidades de cada um, podendo, ser um atendimento educacional especializado de acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) ou uma parceria com o sistema público de ensino. Portanto, esse estudo busca analisar a importância da inclusão de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e como acontece o ensino para a alfabetização dessas crianças na escola Estadual Maria de Lourdes Bezerra localizada na cidade de Macau/RN. Assim, a presente pesquisa é de natureza qualitativa e conta com pesquisas bibliográficas para o embasamento desse estudo, a fim, de proporcionar uma melhor compreensão através de referenciais teóricos já publicados e analisados. Considerando que a inclusão de crianças com TEA no âmbito escolar ainda é um desafio para os profissionais da educação, nessa perspectiva, é fundamental o olhar e o repensar da escola, para a necessidade de formação e suporte especifico para os professores, ficando evidente que todos tem conhecimento sobre a educação especial e os desafios enfrentados para a inclusão dos estudantes, e que é de suma importância buscar práticas necessárias para o aprimoramento do ensino para alunos autistas, assim, com comprometimento, de modo, que os professores busquem estratégias pedagógicas para colaborar com o ensino dos alunos autistas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.