A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SEUS DESAFIOS: UMA ANÁLISE SOB O OLHAR DOCENTE NO ENSINO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DA ESCOLA ESTADUAL MARIA DE LOURDES BEZERRA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99936 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6972 "inscrito_id" => 19967 "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SEUS DESAFIOS: UMA ANÁLISE SOB O OLHAR DOCENTE NO ENSINO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DA ESCOLA ESTADUAL MARIA DE LOURDES BEZERRA" "resumo" => "A Constituição Federa determina no Art. 205 que a educação é direito de todos. Diversas discussões ocorre a respeito da educação especial em relação a inclusão de crianças com necessidades no âmbito escolar, pois, todas as escolas do ensino regular devem matricular todos os alunos em suas classes comuns com todo o auxílio necessário, recursos acessíveis e atender as especificidades de cada um, podendo, ser um atendimento educacional especializado de acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) ou uma parceria com o sistema público de ensino. Portanto, esse estudo busca analisar a importância da inclusão de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e como acontece o ensino para a alfabetização dessas crianças na escola Estadual Maria de Lourdes Bezerra localizada na cidade de Macau/RN. Assim, a presente pesquisa é de natureza qualitativa e conta com pesquisas bibliográficas para o embasamento desse estudo, a fim, de proporcionar uma melhor compreensão através de referenciais teóricos já publicados e analisados. Considerando que a inclusão de crianças com TEA no âmbito escolar ainda é um desafio para os profissionais da educação, nessa perspectiva, é fundamental o olhar e o repensar da escola, para a necessidade de formação e suporte especifico para os professores, ficando evidente que todos tem conhecimento sobre a educação especial e os desafios enfrentados para a inclusão dos estudantes, e que é de suma importância buscar práticas necessárias para o aprimoramento do ensino para alunos autistas, assim, com comprometimento, de modo, que os professores busquem estratégias pedagógicas para colaborar com o ensino dos alunos autistas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19967_TB6972_05102023001052.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID JANAÍNA DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "INGRID" "autor_email" => "ingridmiranda11@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99936 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6972 "inscrito_id" => 19967 "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SEUS DESAFIOS: UMA ANÁLISE SOB O OLHAR DOCENTE NO ENSINO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DA ESCOLA ESTADUAL MARIA DE LOURDES BEZERRA" "resumo" => "A Constituição Federa determina no Art. 205 que a educação é direito de todos. Diversas discussões ocorre a respeito da educação especial em relação a inclusão de crianças com necessidades no âmbito escolar, pois, todas as escolas do ensino regular devem matricular todos os alunos em suas classes comuns com todo o auxílio necessário, recursos acessíveis e atender as especificidades de cada um, podendo, ser um atendimento educacional especializado de acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) ou uma parceria com o sistema público de ensino. Portanto, esse estudo busca analisar a importância da inclusão de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e como acontece o ensino para a alfabetização dessas crianças na escola Estadual Maria de Lourdes Bezerra localizada na cidade de Macau/RN. Assim, a presente pesquisa é de natureza qualitativa e conta com pesquisas bibliográficas para o embasamento desse estudo, a fim, de proporcionar uma melhor compreensão através de referenciais teóricos já publicados e analisados. Considerando que a inclusão de crianças com TEA no âmbito escolar ainda é um desafio para os profissionais da educação, nessa perspectiva, é fundamental o olhar e o repensar da escola, para a necessidade de formação e suporte especifico para os professores, ficando evidente que todos tem conhecimento sobre a educação especial e os desafios enfrentados para a inclusão dos estudantes, e que é de suma importância buscar práticas necessárias para o aprimoramento do ensino para alunos autistas, assim, com comprometimento, de modo, que os professores busquem estratégias pedagógicas para colaborar com o ensino dos alunos autistas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19967_TB6972_05102023001052.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID JANAÍNA DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "INGRID" "autor_email" => "ingridmiranda11@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }