NEIVA, Tânia Mello. Vamos tocar violão? projeto de extensão de aulas de violão. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/99776>. Acesso em: 23/11/2024 01:22
Nesta comunicação apresentamos o projeto de extensão de ensino de violão popular iniciante para a comunidade do Campus Avançado Parelhas que ocorreu durante o segundo semestre do ano letivo de 2022. O projeto consistiu em oferecimento de aulas coletivas de violão popular iniciante, acompanhado de aulas de teoria e percepção musical. Além de atender a comunidade local, o projeto atuou também como uma prática de estágio, uma vez que o aluno extensionista voluntário que colaborou com o projeto exerceu a função de professor de violão. Eram oferecidas quatro horas de aulas semanais para duas turmas contemplando o período matutino e vespertino. A orientação pedagógica para a preparação das aulas de violão foi realizada pela docente idealizadora e propositora do projeto, que também ficou responsável por ministrar as aulas de teoria e percepção musical. Ao todo foram matriculados 30 alunos. Durante o processo houve evasão. Avaliamos que esta foi em decorrência de algumas interrupções provocadas pelo calendário escolar entre outros possíveis motivos. Ao final do curso os alunos que permaneceram conseguiam tocar três músicas além de realizar solfejos simples melódicos e rítmicos e ler a clave de sol e algumas cifras no violão. Amparados por um referencial teórico sobre ensino de música coletivo e ensino de música no ensino médio baseado principalmente em autores como Flávia Cruvinel (2009); Luiz Ricardo Silva Queiroz (2004); Keith Swanwick (2003) entre outros autores e sobre o estágio supervisionado como prática essencial para o formação docente como Nair Pires (2023), consideramos que o projeto foi uma primeira experiência que deve ser prolongada, aprofundada e estar em constante avaliação para ser cada vez mais significativa e eficiente em seus propósitos de ensinar violão à comunidade local, ampliar o repertório musical/cultural local e promover a experiência da docência para alunos do ensino médio integrado.