Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UM INSTRUMENTO FACILITADOR POR MEIO DE TIC NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96941
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3042
    "inscrito_id" => 13197
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UM INSTRUMENTO FACILITADOR POR MEIO DE TIC NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A sequência didática é um conjunto organizado de atividades pedagógicas que tem como objetivo proporcionar a aprendizagem progressiva e coerente dos alunos. No contexto específico da Botânica, a sequência didática se torna ainda mais relevante, uma vez que essa disciplina muitas vezes é abordada de forma teórica e descontextualizada, o que pode tornar o aprendizado dos estudantes pouco significativo e motivador. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática investigativa (SDI), com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), que estimule a aprendizagem de Botânica no ensino médio. A SDI foi aplicada em duas turmas do 2º ano do ensino médio, constando de aulas teóricas dialogadas, vídeos, música, atividades com o uso do software Hot Potatoes, jogos didáticos sobre os vegetais, atividades práticas sobre morfologia e fisiologia vegetal realizadas no jardim da escola, além de atividades práticas em laboratório. Essas atividades proporcionaram uma boa contextualização sobre o tema, bem como uma relação entre teoria e prática, desenvolvendo os conhecimentos dos estudantes e proporcionando uma aprendizagem significativa, transformando a rotina dos alunos. Os resultados indicaram que a utilização das TIC na SDI favoreceu o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos pelos estudantes, além de tornar as aulas mais atrativas e motivadoras. Essa abordagem permitiu que os estudantes participassem plenamente das aulas e se mostrou facilitadora da aprendizagem de Botânica, potencializando a qualidade e a eficácia do processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13197_TB3042_04102023233102.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSELY SOARES MACEDO BRAZ"
    "autor_nome_curto" => "ROSELY"
    "autor_email" => "roselysm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96941
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3042
    "inscrito_id" => 13197
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UM INSTRUMENTO FACILITADOR POR MEIO DE TIC NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A sequência didática é um conjunto organizado de atividades pedagógicas que tem como objetivo proporcionar a aprendizagem progressiva e coerente dos alunos. No contexto específico da Botânica, a sequência didática se torna ainda mais relevante, uma vez que essa disciplina muitas vezes é abordada de forma teórica e descontextualizada, o que pode tornar o aprendizado dos estudantes pouco significativo e motivador. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática investigativa (SDI), com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), que estimule a aprendizagem de Botânica no ensino médio. A SDI foi aplicada em duas turmas do 2º ano do ensino médio, constando de aulas teóricas dialogadas, vídeos, música, atividades com o uso do software Hot Potatoes, jogos didáticos sobre os vegetais, atividades práticas sobre morfologia e fisiologia vegetal realizadas no jardim da escola, além de atividades práticas em laboratório. Essas atividades proporcionaram uma boa contextualização sobre o tema, bem como uma relação entre teoria e prática, desenvolvendo os conhecimentos dos estudantes e proporcionando uma aprendizagem significativa, transformando a rotina dos alunos. Os resultados indicaram que a utilização das TIC na SDI favoreceu o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos pelos estudantes, além de tornar as aulas mais atrativas e motivadoras. Essa abordagem permitiu que os estudantes participassem plenamente das aulas e se mostrou facilitadora da aprendizagem de Botânica, potencializando a qualidade e a eficácia do processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13197_TB3042_04102023233102.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSELY SOARES MACEDO BRAZ"
    "autor_nome_curto" => "ROSELY"
    "autor_email" => "roselysm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A sequência didática é um conjunto organizado de atividades pedagógicas que tem como objetivo proporcionar a aprendizagem progressiva e coerente dos alunos. No contexto específico da Botânica, a sequência didática se torna ainda mais relevante, uma vez que essa disciplina muitas vezes é abordada de forma teórica e descontextualizada, o que pode tornar o aprendizado dos estudantes pouco significativo e motivador. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática investigativa (SDI), com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), que estimule a aprendizagem de Botânica no ensino médio. A SDI foi aplicada em duas turmas do 2º ano do ensino médio, constando de aulas teóricas dialogadas, vídeos, música, atividades com o uso do software Hot Potatoes, jogos didáticos sobre os vegetais, atividades práticas sobre morfologia e fisiologia vegetal realizadas no jardim da escola, além de atividades práticas em laboratório. Essas atividades proporcionaram uma boa contextualização sobre o tema, bem como uma relação entre teoria e prática, desenvolvendo os conhecimentos dos estudantes e proporcionando uma aprendizagem significativa, transformando a rotina dos alunos. Os resultados indicaram que a utilização das TIC na SDI favoreceu o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos pelos estudantes, além de tornar as aulas mais atrativas e motivadoras. Essa abordagem permitiu que os estudantes participassem plenamente das aulas e se mostrou facilitadora da aprendizagem de Botânica, potencializando a qualidade e a eficácia do processo educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.