Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROBLEMATIZANDO GÊNEROS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DAS ALUNAS E ALUNOS DE UMA ESCOLA VOCACIONADA EM RELAÇÃO À PRÁTICA DE ESPORTES EQUITATIVOS E DEMOCRÁTICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94757
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 5831
    "titulo" => "PROBLEMATIZANDO GÊNEROS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DAS ALUNAS E ALUNOS DE UMA ESCOLA VOCACIONADA EM RELAÇÃO À PRÁTICA DE ESPORTES EQUITATIVOS E DEMOCRÁTICOS"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo apresentar os resultados das oficinas de jogos e esportes democráticos realizadas em uma escola pública vocacionada ao esporte do município do Rio de Janeiro/RJ a partir da percepção de alunas e alunos da turma participante através da metodologia de pesquisa-ação, buscando refletir sobre as práticas de esportes competitivos como possíveis reprodutores de desigualdades e apontando para estratégias de ressignificação dos esportes como potenciais espaços democráticos e equitativos. O esporte na escola é objeto de discussão comum em pesquisas relacionadas à Educação Física, principalmente por ser um conteúdo bastante difundido nas aulas. Também não deixa de ser polêmico no que tange às questões relacionadas ao excesso de competitividade ou, até mesmo, a exclusão de alguns grupos de alunos. O modelo de escolas vocacionadas ao esporte amplia significativamente a prática de atividade física no currículo, deixando os corpos em evidência e caracterizando-se como um campo fértil para a problematização dos estereótipos e os padrões vigentes. O estudo aponta para a importância de desenvolver o conteúdo esporte na escola valorizando as diferenças e considerando os aspectos de equidade, igualdade e coeducação. Os depoimentos evidenciam a necessidade de práticas plurais na escola diante de um cenário ainda restrito e excludentes para quem não está no padrão de performance esperado e em um contexto social patriarcal que colabora para a diferenciação de oportunidade e protagonismo entre os gêneros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5831_TB165_20112023192417.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL MAGALHÃES RODRIGUES COELHO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL COELHO"
    "autor_email" => "gabriel.coelho@goldeletra"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94757
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 5831
    "titulo" => "PROBLEMATIZANDO GÊNEROS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DAS ALUNAS E ALUNOS DE UMA ESCOLA VOCACIONADA EM RELAÇÃO À PRÁTICA DE ESPORTES EQUITATIVOS E DEMOCRÁTICOS"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo apresentar os resultados das oficinas de jogos e esportes democráticos realizadas em uma escola pública vocacionada ao esporte do município do Rio de Janeiro/RJ a partir da percepção de alunas e alunos da turma participante através da metodologia de pesquisa-ação, buscando refletir sobre as práticas de esportes competitivos como possíveis reprodutores de desigualdades e apontando para estratégias de ressignificação dos esportes como potenciais espaços democráticos e equitativos. O esporte na escola é objeto de discussão comum em pesquisas relacionadas à Educação Física, principalmente por ser um conteúdo bastante difundido nas aulas. Também não deixa de ser polêmico no que tange às questões relacionadas ao excesso de competitividade ou, até mesmo, a exclusão de alguns grupos de alunos. O modelo de escolas vocacionadas ao esporte amplia significativamente a prática de atividade física no currículo, deixando os corpos em evidência e caracterizando-se como um campo fértil para a problematização dos estereótipos e os padrões vigentes. O estudo aponta para a importância de desenvolver o conteúdo esporte na escola valorizando as diferenças e considerando os aspectos de equidade, igualdade e coeducação. Os depoimentos evidenciam a necessidade de práticas plurais na escola diante de um cenário ainda restrito e excludentes para quem não está no padrão de performance esperado e em um contexto social patriarcal que colabora para a diferenciação de oportunidade e protagonismo entre os gêneros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5831_TB165_20112023192417.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL MAGALHÃES RODRIGUES COELHO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL COELHO"
    "autor_email" => "gabriel.coelho@goldeletra"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo apresentar os resultados das oficinas de jogos e esportes democráticos realizadas em uma escola pública vocacionada ao esporte do município do Rio de Janeiro/RJ a partir da percepção de alunas e alunos da turma participante através da metodologia de pesquisa-ação, buscando refletir sobre as práticas de esportes competitivos como possíveis reprodutores de desigualdades e apontando para estratégias de ressignificação dos esportes como potenciais espaços democráticos e equitativos. O esporte na escola é objeto de discussão comum em pesquisas relacionadas à Educação Física, principalmente por ser um conteúdo bastante difundido nas aulas. Também não deixa de ser polêmico no que tange às questões relacionadas ao excesso de competitividade ou, até mesmo, a exclusão de alguns grupos de alunos. O modelo de escolas vocacionadas ao esporte amplia significativamente a prática de atividade física no currículo, deixando os corpos em evidência e caracterizando-se como um campo fértil para a problematização dos estereótipos e os padrões vigentes. O estudo aponta para a importância de desenvolver o conteúdo esporte na escola valorizando as diferenças e considerando os aspectos de equidade, igualdade e coeducação. Os depoimentos evidenciam a necessidade de práticas plurais na escola diante de um cenário ainda restrito e excludentes para quem não está no padrão de performance esperado e em um contexto social patriarcal que colabora para a diferenciação de oportunidade e protagonismo entre os gêneros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.