Este trabalho tem como objetivo sugerir o uso da Literatura de Cordel nas aulas de matemática, no intuito de otimizar a aprendizagem, buscando tornar o ambiente da sala de aula mais interessante, fazendo com que os estudantes participem, ativamente, do processo de construção do conhecimento. Num primeiro momento tem-se a discussão sobre a importância de a aprendizagem da matemática não ser baseada, simplesmente, no ensino mecânico e reprodutor, e que o uso de alguns recursos didáticos pode ser relevante para que os alunos tenham uma aprendizagem significativa. Em seguida, é abordada a história dos folhetos de cordel, desde o surgimento até à composição de suas estruturas poéticas. Mais à frente vê-se um referencial teórico mostrando ser interessante trazer a literatura de cordel para a sala de aula, pois além de colaborar com o aprendizado da disciplina em questão, oportuniza o aluno quanto ao contato com a cultura popular e na questão da interdisciplinaridade. Após isso, o artigo traz situações em que os folhetos de cordel foram utilizados em escolas, nas aulas de matemática. Por último, é proposta uma atividade em que os alunos do ensino fundamental possam trabalhar alguns assuntos de geometria através da produção de um cordel. Dentro dessa proposta de atividade estariam, também, alguns momentos com a suposta turma. Primeiramente, uma pequena pesquisa com os alunos sobre o entendimento deles a respeito da matemática, bem como da literatura de cordel. Depois, realizar-se-ia uma oficina, apresentando o cordel mais minuciosamente, com orientações para a sua produção.