Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94955
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 428
    "inscrito_id" => 8990
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A utilização da gamificação em sala de aula estimula os alunos a buscarem o conhecimento com estratégias e dinâmicas educacionais mais atrativas e lúdicas, tornando os conteúdos interessantes e o professor reforça o seu papel de mediador nessa dinâmica. Ademais, a gamificação contribui positivamente para ampliar a participação dos alunos de forma ativa nas aulas. O objetivo deste estudo foi trabalhar a gamificação na sala de aula com os alunos no encerramento de cada conteúdo, com intuito de analisar a eficácia dessa metodologia em relação aos métodos tradicionais de ensino apresentados pela escola. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da observação participante e de intervenção durante o estágio obrigatório realizado no Colégio Estadual Osvaldo Franco, localizado no município de Araguatins -TO (Bico do Papagaio), em específico nas turmas de 6° ano 1, 7° ano 1 e 8 ano 1 do Ensino Fundamental II, nas aulas de ciências, turno matutino. A partir das intervenções as turmas 6º e 7º ano apresentaram melhores desempenhos e interesse nas aulas com a utilização da gamificação, entretanto a turma do 8º ano demostrou interesse somente quando era utilizado métodos tradicionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65b01436c5766_23012024163206.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2024-01-23 16:32:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LANNARA SABRINE VIRGULINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LANNARA"
    "autor_email" => "lannara.santos@estudante."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94955
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 428
    "inscrito_id" => 8990
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A utilização da gamificação em sala de aula estimula os alunos a buscarem o conhecimento com estratégias e dinâmicas educacionais mais atrativas e lúdicas, tornando os conteúdos interessantes e o professor reforça o seu papel de mediador nessa dinâmica. Ademais, a gamificação contribui positivamente para ampliar a participação dos alunos de forma ativa nas aulas. O objetivo deste estudo foi trabalhar a gamificação na sala de aula com os alunos no encerramento de cada conteúdo, com intuito de analisar a eficácia dessa metodologia em relação aos métodos tradicionais de ensino apresentados pela escola. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da observação participante e de intervenção durante o estágio obrigatório realizado no Colégio Estadual Osvaldo Franco, localizado no município de Araguatins -TO (Bico do Papagaio), em específico nas turmas de 6° ano 1, 7° ano 1 e 8 ano 1 do Ensino Fundamental II, nas aulas de ciências, turno matutino. A partir das intervenções as turmas 6º e 7º ano apresentaram melhores desempenhos e interesse nas aulas com a utilização da gamificação, entretanto a turma do 8º ano demostrou interesse somente quando era utilizado métodos tradicionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65b01436c5766_23012024163206.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2024-01-23 16:32:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LANNARA SABRINE VIRGULINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LANNARA"
    "autor_email" => "lannara.santos@estudante."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A utilização da gamificação em sala de aula estimula os alunos a buscarem o conhecimento com estratégias e dinâmicas educacionais mais atrativas e lúdicas, tornando os conteúdos interessantes e o professor reforça o seu papel de mediador nessa dinâmica. Ademais, a gamificação contribui positivamente para ampliar a participação dos alunos de forma ativa nas aulas. O objetivo deste estudo foi trabalhar a gamificação na sala de aula com os alunos no encerramento de cada conteúdo, com intuito de analisar a eficácia dessa metodologia em relação aos métodos tradicionais de ensino apresentados pela escola. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da observação participante e de intervenção durante o estágio obrigatório realizado no Colégio Estadual Osvaldo Franco, localizado no município de Araguatins -TO (Bico do Papagaio), em específico nas turmas de 6° ano 1, 7° ano 1 e 8 ano 1 do Ensino Fundamental II, nas aulas de ciências, turno matutino. A partir das intervenções as turmas 6º e 7º ano apresentaram melhores desempenhos e interesse nas aulas com a utilização da gamificação, entretanto a turma do 8º ano demostrou interesse somente quando era utilizado métodos tradicionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.