Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATRAVESSAMENTOS INTERCULTURAIS SOBRE A INFÂNCIA MIGRANTE VENEZUELANA NO CONTEXTO DAS CRECHES PÚBLICAS DE MANAUS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94911
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 359
    "inscrito_id" => 4889
    "titulo" => "ATRAVESSAMENTOS INTERCULTURAIS SOBRE A INFÂNCIA MIGRANTE VENEZUELANA NO CONTEXTO DAS CRECHES PÚBLICAS DE MANAUS"
    "resumo" => "Podemos perceber que no contexto atual da Educação Infantil a demanda crescente de incentivo a educação de crianças no segmento creche vem alargando condições de cada vez mais cedo, esses pequenos sujeitos adentrarem no mundo do ensino sistematizado. As políticas públicas recentes tem demonstrado ampliação na oferta de vagas para esta modalidade de ensino. Favorecendo assim a nova ótica sobre o ensino com crianças pequenas, atribuindo a elas não mais a antiga ideia de criança da primeira infância como um ser a ser formulado, a ser totalitariamente integrado ao mundo dos adultos, mas passa a ser atribuído as crianças desta fase uma premissa de ser autônomo, atores sociais. As Salas referências das creches públicas de Manaus vem sendo impactas nos últimos três anos com as novas configurações, que a sociedade Manauara tem recebido. A crise migratória venezuelana é um fator sem dúvida de grandes mudanças no cenário da primeira infância amazonense. Ao adentrar o contexto das salas referências esses pequenos sujeitos de direitos trazem consigo um grande e riquíssimo cabedal de material histórico, social e cultural. As relações que surgem dessa simbiose tão dinâmica, impacta a todos os atores sociais envolvidos no contexto. O trabalho em questão mostra-se relevante quanto a importância da compreensão do impacto do processo migratório, no contexto da educação no que tange a primeira infância manauara institucionalizada no contexto das creches públicas municipais e das relações de autoria e ressignificação que estão imbricadas nesse processo relacional, que envolve os atores sociais deste espaço educativo, bem como o impacto curricular e as mudanças que as trocas do vivido trazem neste contexto sócio-histórico. A metodologia utilizada foi a pesquisa etnográfica, tendo como campo focal uma creche pública na cidade de Manaus."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4889_TB359_10062023130555.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RAQUEL SOUZA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "raqueljuka@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94911
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 359
    "inscrito_id" => 4889
    "titulo" => "ATRAVESSAMENTOS INTERCULTURAIS SOBRE A INFÂNCIA MIGRANTE VENEZUELANA NO CONTEXTO DAS CRECHES PÚBLICAS DE MANAUS"
    "resumo" => "Podemos perceber que no contexto atual da Educação Infantil a demanda crescente de incentivo a educação de crianças no segmento creche vem alargando condições de cada vez mais cedo, esses pequenos sujeitos adentrarem no mundo do ensino sistematizado. As políticas públicas recentes tem demonstrado ampliação na oferta de vagas para esta modalidade de ensino. Favorecendo assim a nova ótica sobre o ensino com crianças pequenas, atribuindo a elas não mais a antiga ideia de criança da primeira infância como um ser a ser formulado, a ser totalitariamente integrado ao mundo dos adultos, mas passa a ser atribuído as crianças desta fase uma premissa de ser autônomo, atores sociais. As Salas referências das creches públicas de Manaus vem sendo impactas nos últimos três anos com as novas configurações, que a sociedade Manauara tem recebido. A crise migratória venezuelana é um fator sem dúvida de grandes mudanças no cenário da primeira infância amazonense. Ao adentrar o contexto das salas referências esses pequenos sujeitos de direitos trazem consigo um grande e riquíssimo cabedal de material histórico, social e cultural. As relações que surgem dessa simbiose tão dinâmica, impacta a todos os atores sociais envolvidos no contexto. O trabalho em questão mostra-se relevante quanto a importância da compreensão do impacto do processo migratório, no contexto da educação no que tange a primeira infância manauara institucionalizada no contexto das creches públicas municipais e das relações de autoria e ressignificação que estão imbricadas nesse processo relacional, que envolve os atores sociais deste espaço educativo, bem como o impacto curricular e as mudanças que as trocas do vivido trazem neste contexto sócio-histórico. A metodologia utilizada foi a pesquisa etnográfica, tendo como campo focal uma creche pública na cidade de Manaus."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4889_TB359_10062023130555.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RAQUEL SOUZA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "raqueljuka@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Podemos perceber que no contexto atual da Educação Infantil a demanda crescente de incentivo a educação de crianças no segmento creche vem alargando condições de cada vez mais cedo, esses pequenos sujeitos adentrarem no mundo do ensino sistematizado. As políticas públicas recentes tem demonstrado ampliação na oferta de vagas para esta modalidade de ensino. Favorecendo assim a nova ótica sobre o ensino com crianças pequenas, atribuindo a elas não mais a antiga ideia de criança da primeira infância como um ser a ser formulado, a ser totalitariamente integrado ao mundo dos adultos, mas passa a ser atribuído as crianças desta fase uma premissa de ser autônomo, atores sociais. As Salas referências das creches públicas de Manaus vem sendo impactas nos últimos três anos com as novas configurações, que a sociedade Manauara tem recebido. A crise migratória venezuelana é um fator sem dúvida de grandes mudanças no cenário da primeira infância amazonense. Ao adentrar o contexto das salas referências esses pequenos sujeitos de direitos trazem consigo um grande e riquíssimo cabedal de material histórico, social e cultural. As relações que surgem dessa simbiose tão dinâmica, impacta a todos os atores sociais envolvidos no contexto. O trabalho em questão mostra-se relevante quanto a importância da compreensão do impacto do processo migratório, no contexto da educação no que tange a primeira infância manauara institucionalizada no contexto das creches públicas municipais e das relações de autoria e ressignificação que estão imbricadas nesse processo relacional, que envolve os atores sociais deste espaço educativo, bem como o impacto curricular e as mudanças que as trocas do vivido trazem neste contexto sócio-histórico. A metodologia utilizada foi a pesquisa etnográfica, tendo como campo focal uma creche pública na cidade de Manaus.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.