SILVA, Alex Vieira Da et al.. A cultura da avaliação nas políticas educacionais. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/94804>. Acesso em: 22/11/2024 16:07
A cultura da avaliação no contexto das políticas educacionais é resultado das reformas do Estado brasileiro na década de 1990, tendo como concepção política a gestão gerencial. Esta pesquisa tem como objetivo dialogar sobre a cultura da avaliação nas políticas educacionais e suas repercussões na organização da escola, no trabalho do professor e na relação com a função social da escola. Como aporte teórico-metodológico, utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio das pesquisas bibliográfica e documental, mediante um levamento de estudos e legislação que tratam da discussão. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as políticas educacionais pós-1990 implementaram a cultura da avaliação em uma perspectiva de responsabilização, sendo os profissionais da educação responsabilizados pelos resultados, em decorrências das avaliações em larga escala que foram desenvolvidas desde a reforma do Estado brasileiro.