LIMA, Simone Silva Teixeira. Cultura, educação e processos de criação. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/101016>. Acesso em: 22/11/2024 22:50
Esse texto trata sobre a relação entre cultura, educação e os processos criativos, que demonstram fundamental importância na formação das singularidades culturais. Os processos criativos estimulam na construção das singularidades, permitindo formas diversas das expressões culturais na educação e em seus espaços educacionais, logo, podemos entender a relação existente entre cultura e educação, e as experiências entre elas partilhadas. Deste modo, este trabalho busca compreender a construção da singularidade cultural, a partir de aspectos do processo de criação, identificados na arte e seus campos artísticos, tendo como ponto de partida o entendimento da cultura, suas características singulares e registros de percepção na relação dialógica entre educação e cultura. Observaremos as perspectivas no contexto da cultura regional e suas conexões com as características singulares, o estímulo dos processos criativos e a relação com a educação, com vistas para a BNCC. A partir do entendimento sobre processos de criação, identificamos a articulação entre os fazeres artísticos como um processo em construção, idealizando as diferenças nas expressões artísticas e nos processos de criação, dando maior valorização e compreensão das características que definem e constroem as singularidades culturais. Para tal, faz-se necessário uma revisão bibliográfica acerca da temática proposta, com o objetivo de nortear o debate sobre a questão da cultura e sua relação com a educação e os processos criativos nos espaços educacionais. Desta forma, autores como Santos (1987), Freire (1963), Kepler (2015) e Salles (2006) dialogam nesta discussão proposta.