Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA TEORIA À PRÁTICA: DESENVOLVENDO O LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EEMTI MARIA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94795
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 213
    "inscrito_id" => 6150
    "titulo" => "DA TEORIA À PRÁTICA: DESENVOLVENDO O LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EEMTI MARIA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO"
    "resumo" => "O letramento científico é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes diante de problemas complexos. Com o intuito de promover essa habilidade, foi realizado um projeto de intervenção pedagógica na EEMTI Maria Conceição de Araújo, utilizando uma metodologia que envolveu a identificação de conceitos e habilidades relacionadas ao letramento científico, análise do nível de letramento científico dos estudantes por meio de uma avaliação inicial, desenvolvimento de atividades pedagógicas, monitoramento e avaliação dos resultados por meio de uma avaliação final. As atividades pedagógicas foram diversificadas e incluíram desde a leitura e interpretação de textos científicos até a elaboração de hipóteses e experimentos científicos em sala de aula, incentivando os alunos a utilizar materiais simples e de baixo custo para realizá-los em grupos ou individualmente. Durante as atividades, os professores acompanharam e orientaram os alunos, oferecendo feedbacks e sugestões para aprimorar as atividades. Ao final do projeto, foi realizada uma avaliação final do nível de letramento científico dos estudantes por meio de uma prova escrita, que indicou uma melhoria significativa após a intervenção pedagógica. O projeto foi eficaz para o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes, permitindo que compreendessem e aplicassem conceitos científicos na prática, além de desenvolver habilidades importantes, como trabalho em grupo, pensamento crítico e resolução de problemas. As lições aprendidas e os pontos de melhoria identificados podem auxiliar outras instituições a investir em projetos semelhantes para melhorar a educação científica dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6150_TB213_19112023161831.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NOÉ RAIMUNDO DE VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "Noé Vasconcelos"
    "autor_email" => "noe.vasconcelos@prof.ce.g"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94795
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 213
    "inscrito_id" => 6150
    "titulo" => "DA TEORIA À PRÁTICA: DESENVOLVENDO O LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EEMTI MARIA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO"
    "resumo" => "O letramento científico é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes diante de problemas complexos. Com o intuito de promover essa habilidade, foi realizado um projeto de intervenção pedagógica na EEMTI Maria Conceição de Araújo, utilizando uma metodologia que envolveu a identificação de conceitos e habilidades relacionadas ao letramento científico, análise do nível de letramento científico dos estudantes por meio de uma avaliação inicial, desenvolvimento de atividades pedagógicas, monitoramento e avaliação dos resultados por meio de uma avaliação final. As atividades pedagógicas foram diversificadas e incluíram desde a leitura e interpretação de textos científicos até a elaboração de hipóteses e experimentos científicos em sala de aula, incentivando os alunos a utilizar materiais simples e de baixo custo para realizá-los em grupos ou individualmente. Durante as atividades, os professores acompanharam e orientaram os alunos, oferecendo feedbacks e sugestões para aprimorar as atividades. Ao final do projeto, foi realizada uma avaliação final do nível de letramento científico dos estudantes por meio de uma prova escrita, que indicou uma melhoria significativa após a intervenção pedagógica. O projeto foi eficaz para o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes, permitindo que compreendessem e aplicassem conceitos científicos na prática, além de desenvolver habilidades importantes, como trabalho em grupo, pensamento crítico e resolução de problemas. As lições aprendidas e os pontos de melhoria identificados podem auxiliar outras instituições a investir em projetos semelhantes para melhorar a educação científica dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6150_TB213_19112023161831.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NOÉ RAIMUNDO DE VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "Noé Vasconcelos"
    "autor_email" => "noe.vasconcelos@prof.ce.g"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O letramento científico é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes diante de problemas complexos. Com o intuito de promover essa habilidade, foi realizado um projeto de intervenção pedagógica na EEMTI Maria Conceição de Araújo, utilizando uma metodologia que envolveu a identificação de conceitos e habilidades relacionadas ao letramento científico, análise do nível de letramento científico dos estudantes por meio de uma avaliação inicial, desenvolvimento de atividades pedagógicas, monitoramento e avaliação dos resultados por meio de uma avaliação final. As atividades pedagógicas foram diversificadas e incluíram desde a leitura e interpretação de textos científicos até a elaboração de hipóteses e experimentos científicos em sala de aula, incentivando os alunos a utilizar materiais simples e de baixo custo para realizá-los em grupos ou individualmente. Durante as atividades, os professores acompanharam e orientaram os alunos, oferecendo feedbacks e sugestões para aprimorar as atividades. Ao final do projeto, foi realizada uma avaliação final do nível de letramento científico dos estudantes por meio de uma prova escrita, que indicou uma melhoria significativa após a intervenção pedagógica. O projeto foi eficaz para o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes, permitindo que compreendessem e aplicassem conceitos científicos na prática, além de desenvolver habilidades importantes, como trabalho em grupo, pensamento crítico e resolução de problemas. As lições aprendidas e os pontos de melhoria identificados podem auxiliar outras instituições a investir em projetos semelhantes para melhorar a educação científica dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.