Este estudo teve como objetivos realizar uma análise investigativa sobre as razões acerca do baixo desempenho escolar dos alunos durante a pandemia e a sua adaptação com o retorno das atividades presenciais. Os sujeitos da pesquisa são estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Imperatriz, no espaço temporal de 2020 a 2023. A pesquisa é motivada pela questão: Como foi a adaptação dos alunos com o retorno das aulas presenciais, após o auge da pandemia Covid-19? O estudo utilizou uma abordagem quantitativa e qualitativa, para a coleta de dados a pesquisa apoiou-se nos seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, que permitiu o levantamento de informações a respeito da problemática e, por meio de questionários semiestruturados aplicado junto aos chefes de departamentos de ensino e alunos dos cursos, foi possível analisar os dados referentes aos sujeitos da pesquisa. Diante das análises, o principal fator para a ocorrência do baixo desempenho dos estudantes foi a grande demanda que lhes eram submetidos durante o período remoto. No percurso da investigação ocorreram novas indagações, diferentes das iniciais, as quais abriram novas possibilidades de pesquisa, por isso foi necessário buscar as respostas das indagações que fazem parte das primeiras investigações.