Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE PORTFÓLIO REFLEXIVO ELETRÔNICO NA AVALIAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A avaliação efetiva de aulas experimentais é fundamental para o desenvolvimento de competências práticas e reflexivas dos estudantes. Nesse contexto, o uso de portfólio reflexivo eletrônico emerge como uma estratégia interessante que permite aos discentes registrar e analisar suas experiências, de forma ativa, podendo proporcionar uma aprendizagem significativa. Este estudo visa refletir, a partir de um relato de experiência, sobre o uso do portfólio reflexivo eletrônico como instrumento de avaliação da disciplina Química Inorgânica Experimental do curso de Licenciatura em Química de um Instituto Federal da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Buscou-se explorar os benefícios e as limitações percebidos pelos estudantes e a docente regente em relação a essa abordagem avaliativa. Os resultados obtidos revelaram que o uso do portfólio reflexivo eletrônico proporcionou um ambiente aberto e interativo para os discentes documentarem suas vivências em aulas experimentais. Os discentes foram encorajados a registrar observações, resultados, análises críticas e reflexões sobre os procedimentos utilizados e os conceitos aprendidos. Os portfólios eletrônicos permitiram que a docente acompanhasse o progresso coletivo de cada grupo, fornecendo um feedback personalizado e orientações para o desenvolvimento de habilidades práticas e reflexivas. A interação entre os estudantes e a docente, na aula laboratorial e através do portfólio reflexivo eletrônico incentivou discussões construtivas e a troca de conhecimento. Este estudo demonstrou que o uso do portfólio reflexivo eletrônico na avaliação de aulas experimentais em um curso de Licenciatura em Química apresenta benefícios significativos, apesar de existirem limitações importantes como a necessidade de maior tempo de dedicação à construção do portfólio em comparação ao relatório comum e as possibilidades mais amplas do modo de escrita do texto do portfólio defronte ao relatório usual. A abordagem buscou a promoção da aprendizagem ativa, do desenvolvimento de habilidades práticas e reflexivas e a maior interação entre discentes e docente.

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