Este trabalho apresenta a metodologia para elaboração de mapas mentais de percurso formativo para identificar quanto o fenômeno da desagregação impacta na experiência acadêmica no ensino superior, a partir da percepção dos estudantes sobre seus percursos formativos e como eles constroem um todo coerente num cenário que podem compor seus currículos com inúmeras partes hoje oferecidas pela facilidade e incentivo à mobilidade acadêmica entre instituições de ensino superior (IES). O intuito é analisar como eles constroem, ou não, esse todo coerente, que impacta diretamente na sua experiência acadêmica, e por consequência, no seu aprendizado efetivo. É parte de um estudo de caso numa ICES - uma investigação empírica para construir dados e apreender a totalidade de um fenômeno num contexto social onde o limite entre eles ainda não está claro e se possui pouco controle sobre os eventos estudados. Trata-se de um estudo particular, descritivo, explicativo e indutivo, tendo o pesquisador como um sujeito implicado auxiliando na pesquisa. Resultados preliminares apontam alta mobilidade acadêmica na ICES - quase 30% dos estudantes constroem seu todo a partir do aproveitamento de partes cursadas em várias IES. A percepção dos estudantes sobre seu percurso formativo aponta para padrões recorrentes onde eles buscam alguma coerência para construção do seu todo e indicam toda dificuldade que enfrentam até se afiliar ao seu curso e dar sentido à sua formação no ensino superior.