O IBGE E A GEOGRAFIA MODERNA ESCOLAR: PRESCRIÇÕES METODOLÓGICAS A PARTIR REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA (1939 – 1951)
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94305 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1158 "inscrito_id" => 1646 "titulo" => "O IBGE E A GEOGRAFIA MODERNA ESCOLAR: PRESCRIÇÕES METODOLÓGICAS A PARTIR REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA (1939 – 1951)" "resumo" => "O presente trabalho decorre no período de constituição da Geografia moderna durante o período ditatorial do governo de Getúlio Vargas (Estado Novo), bem como de um momento que refletiam sobre renovações e surgiam propostas de prescrições e ideais da Escola Nova para o ensino da disciplina. Em contraparte, a análise perpassa também o período de redemocratização do Brasil, com o fim da Era Vargas. Nesse sentido, a pesquisa é composta a partir de fontes históricas, mediante o periódico Revista Brasileira de Geografia (RBG), organizada em 1939 pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). Nesse contexto, objetivou-se investigar como o IBGE contribuiu na constituição da Geografia escolar moderna para o ensino secundário, por meio das prescrições metodológicas abarcadas na RBG, para assim, entender o contexto histórico e atribuições da Geografia voltadas para o ensino secundário. Utilizamos o percurso metodológico a partir da seleção bibliográfica para leitura e fichamentos da literatura; exploração da Biblioteca Digital do IBGE; Catalogação e elaboração de roteiro; Leitura em gabinete e Sistematização das análises. Assim, questionamentos sobre as inovações que surgiram com orientações modernas, as indicações para os docentes instrumentalizarem prática pedagógica e as principais orientações metodológicas dispostas pela RBG, problematizaram a pesquisa. Desse modo, apresentamos resultados da pesquisa de cunho historiográfico e bibliográfico no ínterim de 1939 a 1951, sendo possível corroborarmos importantes contribuições prescritas para os professores secundários que se associam com os movimentos da Geografia moderna e da Escola Nova, com a finalidade formativa por intermédio do periódico estudado como veículo de informação e formação." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 53: GRUPO DE TRABALHO EM HISTÓRIA DA GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1646_TB1158_27112023210622.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ NOBERTO ANDRADE DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "NOBERTO ANDRADE" "autor_email" => "nobertoandrade8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94305 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1158 "inscrito_id" => 1646 "titulo" => "O IBGE E A GEOGRAFIA MODERNA ESCOLAR: PRESCRIÇÕES METODOLÓGICAS A PARTIR REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA (1939 – 1951)" "resumo" => "O presente trabalho decorre no período de constituição da Geografia moderna durante o período ditatorial do governo de Getúlio Vargas (Estado Novo), bem como de um momento que refletiam sobre renovações e surgiam propostas de prescrições e ideais da Escola Nova para o ensino da disciplina. Em contraparte, a análise perpassa também o período de redemocratização do Brasil, com o fim da Era Vargas. Nesse sentido, a pesquisa é composta a partir de fontes históricas, mediante o periódico Revista Brasileira de Geografia (RBG), organizada em 1939 pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). Nesse contexto, objetivou-se investigar como o IBGE contribuiu na constituição da Geografia escolar moderna para o ensino secundário, por meio das prescrições metodológicas abarcadas na RBG, para assim, entender o contexto histórico e atribuições da Geografia voltadas para o ensino secundário. Utilizamos o percurso metodológico a partir da seleção bibliográfica para leitura e fichamentos da literatura; exploração da Biblioteca Digital do IBGE; Catalogação e elaboração de roteiro; Leitura em gabinete e Sistematização das análises. Assim, questionamentos sobre as inovações que surgiram com orientações modernas, as indicações para os docentes instrumentalizarem prática pedagógica e as principais orientações metodológicas dispostas pela RBG, problematizaram a pesquisa. Desse modo, apresentamos resultados da pesquisa de cunho historiográfico e bibliográfico no ínterim de 1939 a 1951, sendo possível corroborarmos importantes contribuições prescritas para os professores secundários que se associam com os movimentos da Geografia moderna e da Escola Nova, com a finalidade formativa por intermédio do periódico estudado como veículo de informação e formação." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 53: GRUPO DE TRABALHO EM HISTÓRIA DA GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1646_TB1158_27112023210622.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ NOBERTO ANDRADE DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "NOBERTO ANDRADE" "autor_email" => "nobertoandrade8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }