GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DE DIÁLOGO COM AILTON KRENAK E FRANCISCO JULIÃO NO ENSINO MÉDIO
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94205 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 930 "inscrito_id" => 2281 "titulo" => "GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DE DIÁLOGO COM AILTON KRENAK E FRANCISCO JULIÃO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Apesar da evolução do ensino e da tecnologia, a práxis geográfica na educação básica e superior, segue referenciando os mesmos autores e preterindo a inserção de questões agrárias que envolvem povos indígenas. Utilizando-se de textos de Ailton Krenak e Francisco Julião em projeto escolar nas turmas de 3º ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar – Unidade Lobato (Salvador-BA) e análise de ementas de disciplinas introdutórias de cursos de Geografia do município de Salvador-BA; este trabalho observou que a associação entre o movimento das Ligas Camponesas e as recentes lutas pelo acesso à terra, bem como o genocídio dos povos originários e a resistência indígena atual, -expressos nos textos dos autores-, é um caminho pedagógico que viabiliza: - a discussão dos conceitos básicos estruturantes da Geografia, sob a normativa das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Ciências Humanas e Tecnologias,- a reflexão e a prática de um ensino-aprendizagem alinhado às questões do campo e dos povos originários; - o estabelecimento de alianças entre a luta política e epistemológica no âmbito da Geografia Escolar e Acadêmica, - subsidia a construção de planos de ensino e outros produtos mobilizados na construção de um diálogo que permeia a sala de aula e a formação do professor." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 46: GEOGRAFIA, POVOS INDÍGENAS E QUESTÃO AGRÁRIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2281_TB930_27112023180704.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANALICE PASSOS COSTA GRAMACHO" "autor_nome_curto" => "ANALICE" "autor_email" => "analice_pcn@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94205 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 930 "inscrito_id" => 2281 "titulo" => "GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DE DIÁLOGO COM AILTON KRENAK E FRANCISCO JULIÃO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Apesar da evolução do ensino e da tecnologia, a práxis geográfica na educação básica e superior, segue referenciando os mesmos autores e preterindo a inserção de questões agrárias que envolvem povos indígenas. Utilizando-se de textos de Ailton Krenak e Francisco Julião em projeto escolar nas turmas de 3º ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar – Unidade Lobato (Salvador-BA) e análise de ementas de disciplinas introdutórias de cursos de Geografia do município de Salvador-BA; este trabalho observou que a associação entre o movimento das Ligas Camponesas e as recentes lutas pelo acesso à terra, bem como o genocídio dos povos originários e a resistência indígena atual, -expressos nos textos dos autores-, é um caminho pedagógico que viabiliza: - a discussão dos conceitos básicos estruturantes da Geografia, sob a normativa das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Ciências Humanas e Tecnologias,- a reflexão e a prática de um ensino-aprendizagem alinhado às questões do campo e dos povos originários; - o estabelecimento de alianças entre a luta política e epistemológica no âmbito da Geografia Escolar e Acadêmica, - subsidia a construção de planos de ensino e outros produtos mobilizados na construção de um diálogo que permeia a sala de aula e a formação do professor." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 46: GEOGRAFIA, POVOS INDÍGENAS E QUESTÃO AGRÁRIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2281_TB930_27112023180704.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANALICE PASSOS COSTA GRAMACHO" "autor_nome_curto" => "ANALICE" "autor_email" => "analice_pcn@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }