O ENSINO DE GEGRAFIA NA EJA: UMA NOVA METODOLOGIA COM O PROJETO NOTURNO EM AÇÃO.
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94141 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 792 "inscrito_id" => 2598 "titulo" => "O ENSINO DE GEGRAFIA NA EJA: UMA NOVA METODOLOGIA COM O PROJETO NOTURNO EM AÇÃO." "resumo" => "A educação é um direito que deve ser garantido a todos assim como preconiza a Carta de 1988. A Educação de Jovens e Adultos tem o papel de acolher os estudantes que não conseguiram ser atendidos na idade própria por diversos motivos. Assim, é necessário um olhar e um atendimento diferenciado para esses estudantes que voltam para à escola em diferentes faixas etárias, com inúmeras vivências do que os levaram a evadir de seus estudos em algum momento. E mesmo com o retorno destes estudantes, é preciso um trabalho diferenciado para que a evasão na EJA não continue acontecendo. Um outro desafio é trabalhar a interdisciplinaridade no tocante aos estudantes que estão em níveis muito diferentes de aprendizagem. Neste sentido o objetivo desse artigo é trazer à luz da Geografia o Projeto Noturno em Ação que vem sendo desenvolvido na Região Administrativa de Planaltina-DF, para todos os Estudantes da Educação de Jovens e Adultos e Noturno. Este trabalho foi proposto na Coordenação Regional de Ensino desta região e abraçado por todas às Unidades Educacionais com o objetivo de envolver os estudantes em atividades diversas que pudessem levar a pensar à Geografia dentro de suas próprias vivências e trabalhar com todas as disciplinas de modo interdisciplinar desenvolvendo a história e cultura. Esse artigo vai abordar a experiência do projeto Noturno em Ação no ano de 2022, onde o tema escolhido foi a Copa do Mundo e tivemos a participação de mais de 1.000 pessoas entre estudantes, comunidade escolar e visitantes no evento. No entanto, ressaltamos que o Projeto ocorre nesta Coordenação Regional de Ensino desde 2014 e mesmo no período pandêmico, nossa equipe conseguiu reunir mais de 500 estudantes online na culminância da live." "modalidade" => "Relatos de Experiências" "area_tematica" => "GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD3_ID2598_TB792_30102023163035.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDSON JOSE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Valdson José" "autor_email" => "valdsonsil@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94141 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 792 "inscrito_id" => 2598 "titulo" => "O ENSINO DE GEGRAFIA NA EJA: UMA NOVA METODOLOGIA COM O PROJETO NOTURNO EM AÇÃO." "resumo" => "A educação é um direito que deve ser garantido a todos assim como preconiza a Carta de 1988. A Educação de Jovens e Adultos tem o papel de acolher os estudantes que não conseguiram ser atendidos na idade própria por diversos motivos. Assim, é necessário um olhar e um atendimento diferenciado para esses estudantes que voltam para à escola em diferentes faixas etárias, com inúmeras vivências do que os levaram a evadir de seus estudos em algum momento. E mesmo com o retorno destes estudantes, é preciso um trabalho diferenciado para que a evasão na EJA não continue acontecendo. Um outro desafio é trabalhar a interdisciplinaridade no tocante aos estudantes que estão em níveis muito diferentes de aprendizagem. Neste sentido o objetivo desse artigo é trazer à luz da Geografia o Projeto Noturno em Ação que vem sendo desenvolvido na Região Administrativa de Planaltina-DF, para todos os Estudantes da Educação de Jovens e Adultos e Noturno. Este trabalho foi proposto na Coordenação Regional de Ensino desta região e abraçado por todas às Unidades Educacionais com o objetivo de envolver os estudantes em atividades diversas que pudessem levar a pensar à Geografia dentro de suas próprias vivências e trabalhar com todas as disciplinas de modo interdisciplinar desenvolvendo a história e cultura. Esse artigo vai abordar a experiência do projeto Noturno em Ação no ano de 2022, onde o tema escolhido foi a Copa do Mundo e tivemos a participação de mais de 1.000 pessoas entre estudantes, comunidade escolar e visitantes no evento. No entanto, ressaltamos que o Projeto ocorre nesta Coordenação Regional de Ensino desde 2014 e mesmo no período pandêmico, nossa equipe conseguiu reunir mais de 500 estudantes online na culminância da live." "modalidade" => "Relatos de Experiências" "area_tematica" => "GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD3_ID2598_TB792_30102023163035.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDSON JOSE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Valdson José" "autor_email" => "valdsonsil@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }