A UTILIZAÇÃO DOS CONTOS AMAZÔNICOS DE INGLÊS DE SOUSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS AULAS DE ESTUDOS AMAZÔNICOS E GEOGRAFIA
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94182 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 883 "inscrito_id" => 1408 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DOS CONTOS AMAZÔNICOS DE INGLÊS DE SOUSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS AULAS DE ESTUDOS AMAZÔNICOS E GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente trabalho fundamenta-se no campo educacional, em especial sobre o ensino no contexto amazônico, numa perspectiva interdisciplinar com a utilização de contos amazônicos de Inglês de Sousa. Neste caso, enfatizando o componente curricular - Estudos Amazônicos e sua relação direta com a geografia. O autor versa em suas obras a temática amazônica, enaltecendo-a e evidenciando o processo histórico e econômico, a vida do homem da Amazônia e o regionalismo e pela valorização da natureza, que se referem ao estado Pará. Dessa forma, advém a necessidade da inclusão de leituras que aproximam-se da realidade dos estudantes. A partir da participação de professores e alunos fomentando novas compreensões acerca da região mencionada. Que se originam por meio de assuntos em sala de aula, e que representam contato cotidiano. A pesquisa tem como premissa compreender a relação geográfica através da leitura de Inglês de Sousa fazendo a relação ao componente curricular Estudos Amazônicos. É interessante elucidar as demais finalidades: identificar por meio as narrativas dos contos, a inserção nas aulas de Estudos Amazônicos, compreender a relação dos elementos específicos da geografia amazônica, através da leitura do referido conto, e reconhecer a importância da literatura amazônica na formação da identidade amazônida. Nesse sentido, o ambiente escolar intensifica diálogos, discussões e o principal, a construção do conhecimento, entender as suas raízes e as mudanças ocorridas no tempo/espaço, e compartilhar saberes e conceitos que auxiliam no processo de ensino - aprendizagem. Como alternativa para ampliação do conhecimento e interpretação de novas leituras do espaço amazônico." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 44: GEOGRAFIA, LITERATURA E ARTE: POR UMA EDUCAÇÃO GEOLITERÁRIA EM TEMPOS DESAFIADORES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1408_TB883_27112023231610.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "URSULA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "URSULA SILVA" "autor_email" => "ursularodrigues2013@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94182 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 883 "inscrito_id" => 1408 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DOS CONTOS AMAZÔNICOS DE INGLÊS DE SOUSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS AULAS DE ESTUDOS AMAZÔNICOS E GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente trabalho fundamenta-se no campo educacional, em especial sobre o ensino no contexto amazônico, numa perspectiva interdisciplinar com a utilização de contos amazônicos de Inglês de Sousa. Neste caso, enfatizando o componente curricular - Estudos Amazônicos e sua relação direta com a geografia. O autor versa em suas obras a temática amazônica, enaltecendo-a e evidenciando o processo histórico e econômico, a vida do homem da Amazônia e o regionalismo e pela valorização da natureza, que se referem ao estado Pará. Dessa forma, advém a necessidade da inclusão de leituras que aproximam-se da realidade dos estudantes. A partir da participação de professores e alunos fomentando novas compreensões acerca da região mencionada. Que se originam por meio de assuntos em sala de aula, e que representam contato cotidiano. A pesquisa tem como premissa compreender a relação geográfica através da leitura de Inglês de Sousa fazendo a relação ao componente curricular Estudos Amazônicos. É interessante elucidar as demais finalidades: identificar por meio as narrativas dos contos, a inserção nas aulas de Estudos Amazônicos, compreender a relação dos elementos específicos da geografia amazônica, através da leitura do referido conto, e reconhecer a importância da literatura amazônica na formação da identidade amazônida. Nesse sentido, o ambiente escolar intensifica diálogos, discussões e o principal, a construção do conhecimento, entender as suas raízes e as mudanças ocorridas no tempo/espaço, e compartilhar saberes e conceitos que auxiliam no processo de ensino - aprendizagem. Como alternativa para ampliação do conhecimento e interpretação de novas leituras do espaço amazônico." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 44: GEOGRAFIA, LITERATURA E ARTE: POR UMA EDUCAÇÃO GEOLITERÁRIA EM TEMPOS DESAFIADORES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1408_TB883_27112023231610.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "URSULA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "URSULA SILVA" "autor_email" => "ursularodrigues2013@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }