ARAGUAIA, NATUREZA EXUBERANTE: CONHECER PARA PRESERVAR
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94102 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 708 "inscrito_id" => 2297 "titulo" => "ARAGUAIA, NATUREZA EXUBERANTE: CONHECER PARA PRESERVAR" "resumo" => "É primordial a importância da utilização de propostas metodológicas que estimulem os estudantes a aprenderem de forma significativa e contextualizada, para se tornarem cidadãos críticos. Sendo assim, as aulas de campo na geografia são extremamente relevantes, pois permitem aos alunos uma compreensão mais profunda dos processos naturais e socioeconômicos, levando-os a vivenciar seus saberes em outros lugares que não o escolar, enxergando o espaço geográfico com outras lentes, e vivenciando outras experiências. Isso faz com que os estudantes se sintam motivados, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, o presente trabalho relata uma experiência de um percurso didático com culminância em uma aula de campo realizada às margens do Rio Araguaia, com estudantes de duas turmas do 9° ano, do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Aragarças. O Rio Araguaia passa pelo município com diversas praias e espaços de lazer, bem como locais destinados a práticas socioeconômicas, onde foi planejada uma visita educativa, para edificação do conhecimento. Em campo, os alunos foram a locais previamente escolhidos pelo professor, e foram orientados a desenvolver práticas de observação por meio de registros, fotografias, relatos e sínteses. As experiências de aprendizagem sinalizam que as práticas extracurriculares, principalmente nas aulas campo, podem contribuir positiva e significativamente para a aprendizagem da Geografia, pois as atividades no ambiente natural permitem maiores perspectivas de dinamismo e motivação dos alunos." "modalidade" => "Relatos de Experiências" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD3_ID2297_TB708_30102023194504.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVONY ROSA DE OLIVEIRA VILELA" "autor_nome_curto" => "IVONY" "autor_email" => "ivonycleber@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94102 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 708 "inscrito_id" => 2297 "titulo" => "ARAGUAIA, NATUREZA EXUBERANTE: CONHECER PARA PRESERVAR" "resumo" => "É primordial a importância da utilização de propostas metodológicas que estimulem os estudantes a aprenderem de forma significativa e contextualizada, para se tornarem cidadãos críticos. Sendo assim, as aulas de campo na geografia são extremamente relevantes, pois permitem aos alunos uma compreensão mais profunda dos processos naturais e socioeconômicos, levando-os a vivenciar seus saberes em outros lugares que não o escolar, enxergando o espaço geográfico com outras lentes, e vivenciando outras experiências. Isso faz com que os estudantes se sintam motivados, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, o presente trabalho relata uma experiência de um percurso didático com culminância em uma aula de campo realizada às margens do Rio Araguaia, com estudantes de duas turmas do 9° ano, do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Aragarças. O Rio Araguaia passa pelo município com diversas praias e espaços de lazer, bem como locais destinados a práticas socioeconômicas, onde foi planejada uma visita educativa, para edificação do conhecimento. Em campo, os alunos foram a locais previamente escolhidos pelo professor, e foram orientados a desenvolver práticas de observação por meio de registros, fotografias, relatos e sínteses. As experiências de aprendizagem sinalizam que as práticas extracurriculares, principalmente nas aulas campo, podem contribuir positiva e significativamente para a aprendizagem da Geografia, pois as atividades no ambiente natural permitem maiores perspectivas de dinamismo e motivação dos alunos." "modalidade" => "Relatos de Experiências" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD3_ID2297_TB708_30102023194504.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVONY ROSA DE OLIVEIRA VILELA" "autor_nome_curto" => "IVONY" "autor_email" => "ivonycleber@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }