A REDE KFC E AS FRANQUIAS NACIONAIS DE FAST-FOOD: ANÁLISES A PARTIR DA TEORIA DOS CIRCUITOS DA ECONOMIA URBANA
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94449 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1468 "inscrito_id" => 3556 "titulo" => "A REDE KFC E AS FRANQUIAS NACIONAIS DE FAST-FOOD: ANÁLISES A PARTIR DA TEORIA DOS CIRCUITOS DA ECONOMIA URBANA" "resumo" => "A pesquisa busca analisar a atuação, no Brasil, da rede estadunidense de fast-food Kentucky Fried Chicken (KFC), a terceira marca de restaurante fast-food mais valiosa do mundo. Simultaneamente, analisa-se o surgimento de franquias brasileiras pioneiras na venda de frango frito no balde no país (Chicken-In, Jet Chicken e Hot n’ Tender), cujo surgimento antecedeu a própria instalação do KFC, e suas estratégias territoriais de expansão. O estudo dessas três franquias brasileiras se justifica pelo fato de elas terem sido criadas em período anterior a 2003, ano da terceira instalação da rede KFC no Brasil, e permanecerem em atividade até os dias atuais. Essas franquias podem ser consideradas como pertencentes ao circuito superior marginal da economia cujos atores – não hegemônicos – utilizaram configurações que já estavam prontas, desenvolvendo-se a partir de interstícios produzidos pelo circuito superior e, portanto, ao estudar a dinâmica territorial dessas redes brasileiras, podemos observar como, diante das modernizações tecnológicas, diferentes agentes da economia urbana se desenvolvem e persistem em um mercado de acelerada renovação técnica e normativa, controlado por atores hegemônicos. Foram realizados trabalhos de campo com visitas técnicas em lojas das franquias nacionais estudadas e da rede global KFC em Belo Horizonte (MG) e Região Metropolitana e na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Como recursos de método, foram utilizadas entrevistas não-estruturadas e observação distanciada." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 52: GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO: (DES)INTEGRAÇÃO, DESIGUALDADES E RESISTÊNCIAS SOCIOESPACIAIS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3556_TB1468_09112023131844.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MARINA" "autor_email" => "marinaaraujo84@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94449 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1468 "inscrito_id" => 3556 "titulo" => "A REDE KFC E AS FRANQUIAS NACIONAIS DE FAST-FOOD: ANÁLISES A PARTIR DA TEORIA DOS CIRCUITOS DA ECONOMIA URBANA" "resumo" => "A pesquisa busca analisar a atuação, no Brasil, da rede estadunidense de fast-food Kentucky Fried Chicken (KFC), a terceira marca de restaurante fast-food mais valiosa do mundo. Simultaneamente, analisa-se o surgimento de franquias brasileiras pioneiras na venda de frango frito no balde no país (Chicken-In, Jet Chicken e Hot n’ Tender), cujo surgimento antecedeu a própria instalação do KFC, e suas estratégias territoriais de expansão. O estudo dessas três franquias brasileiras se justifica pelo fato de elas terem sido criadas em período anterior a 2003, ano da terceira instalação da rede KFC no Brasil, e permanecerem em atividade até os dias atuais. Essas franquias podem ser consideradas como pertencentes ao circuito superior marginal da economia cujos atores – não hegemônicos – utilizaram configurações que já estavam prontas, desenvolvendo-se a partir de interstícios produzidos pelo circuito superior e, portanto, ao estudar a dinâmica territorial dessas redes brasileiras, podemos observar como, diante das modernizações tecnológicas, diferentes agentes da economia urbana se desenvolvem e persistem em um mercado de acelerada renovação técnica e normativa, controlado por atores hegemônicos. Foram realizados trabalhos de campo com visitas técnicas em lojas das franquias nacionais estudadas e da rede global KFC em Belo Horizonte (MG) e Região Metropolitana e na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Como recursos de método, foram utilizadas entrevistas não-estruturadas e observação distanciada." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 52: GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO: (DES)INTEGRAÇÃO, DESIGUALDADES E RESISTÊNCIAS SOCIOESPACIAIS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3556_TB1468_09112023131844.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MARINA" "autor_email" => "marinaaraujo84@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }