Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

A REDE KFC E AS FRANQUIAS NACIONAIS DE FAST-FOOD: ANÁLISES A PARTIR DA TEORIA DOS CIRCUITOS DA ECONOMIA URBANA

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Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

A pesquisa busca analisar a atuação, no Brasil, da rede estadunidense de fast-food Kentucky Fried Chicken (KFC), a terceira marca de restaurante fast-food mais valiosa do mundo. Simultaneamente, analisa-se o surgimento de franquias brasileiras pioneiras na venda de frango frito no balde no país (Chicken-In, Jet Chicken e Hot n’ Tender), cujo surgimento antecedeu a própria instalação do KFC, e suas estratégias territoriais de expansão. O estudo dessas três franquias brasileiras se justifica pelo fato de elas terem sido criadas em período anterior a 2003, ano da terceira instalação da rede KFC no Brasil, e permanecerem em atividade até os dias atuais. Essas franquias podem ser consideradas como pertencentes ao circuito superior marginal da economia cujos atores – não hegemônicos – utilizaram configurações que já estavam prontas, desenvolvendo-se a partir de interstícios produzidos pelo circuito superior e, portanto, ao estudar a dinâmica territorial dessas redes brasileiras, podemos observar como, diante das modernizações tecnológicas, diferentes agentes da economia urbana se desenvolvem e persistem em um mercado de acelerada renovação técnica e normativa, controlado por atores hegemônicos. Foram realizados trabalhos de campo com visitas técnicas em lojas das franquias nacionais estudadas e da rede global KFC em Belo Horizonte (MG) e Região Metropolitana e na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Como recursos de método, foram utilizadas entrevistas não-estruturadas e observação distanciada.

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