POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: IMPLEMENTAÇÃO E DESAFIOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR EM TERESINA/PI E AS TDICS
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93937 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 365 "inscrito_id" => 1966 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: IMPLEMENTAÇÃO E DESAFIOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR EM TERESINA/PI E AS TDICS" "resumo" => "A disseminação da covid-19 em solo brasileiro desencadeou dilemas sociais severos como o distanciamento social nas escolas e em outras instituições sociais. Com isso, políticas públicas educacionais foram implementadas no isolamento social com a pretensão da redução da exclusão social, prática docente e orientações quanto à continuação das aulas, porém de forma remota com o uso das tecnologias. A pesquisa contribui para discussões sobre políticas públicas relacionadas à educação na pandemia e as tecnologias, onde foram analisados portarias implementadas na rede estadual de ensino da capital, o que possibilitou a inserção dos modelos de ensino, a saber, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e Ensino Híbrido (EH) mediados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Tem-se como objetivo geral analisar as políticas educacionais na pandemia da covid-19 na cidade de Teresina/PI atreladas às TDICs. Ademais, apontar, caracterizar e discutir as portarias na educação da rede estadual da cidade. Para elaboração deste trabalho, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, onde foram realizadas leituras em artigos científicos, livros e sites especializados acerca da temática central. Dessa forma, podemos concluir que mesmo com as homologações das políticas educacionais e com os modelos de ensino na pandemia, muitos professores não conseguiram acompanhar, de forma significativa o processo de inserção das TIDCs nas aulas, a exemplo das aulas da disciplina de Geografia. Portanto, precisa-se discutir e criar estratégias de ensino nas universidades e escolas, assim como a intensificação na formação continuada com o tema recursos didáticos e as tecnologias, a importância das tecnologias na formação docente." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 34: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS, ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1966_TB365_07112023155934.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS GOMES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARCOS GOMES" "autor_email" => "marcossggomes77@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93937 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 365 "inscrito_id" => 1966 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA: IMPLEMENTAÇÃO E DESAFIOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR EM TERESINA/PI E AS TDICS" "resumo" => "A disseminação da covid-19 em solo brasileiro desencadeou dilemas sociais severos como o distanciamento social nas escolas e em outras instituições sociais. Com isso, políticas públicas educacionais foram implementadas no isolamento social com a pretensão da redução da exclusão social, prática docente e orientações quanto à continuação das aulas, porém de forma remota com o uso das tecnologias. A pesquisa contribui para discussões sobre políticas públicas relacionadas à educação na pandemia e as tecnologias, onde foram analisados portarias implementadas na rede estadual de ensino da capital, o que possibilitou a inserção dos modelos de ensino, a saber, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e Ensino Híbrido (EH) mediados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Tem-se como objetivo geral analisar as políticas educacionais na pandemia da covid-19 na cidade de Teresina/PI atreladas às TDICs. Ademais, apontar, caracterizar e discutir as portarias na educação da rede estadual da cidade. Para elaboração deste trabalho, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, onde foram realizadas leituras em artigos científicos, livros e sites especializados acerca da temática central. Dessa forma, podemos concluir que mesmo com as homologações das políticas educacionais e com os modelos de ensino na pandemia, muitos professores não conseguiram acompanhar, de forma significativa o processo de inserção das TIDCs nas aulas, a exemplo das aulas da disciplina de Geografia. Portanto, precisa-se discutir e criar estratégias de ensino nas universidades e escolas, assim como a intensificação na formação continuada com o tema recursos didáticos e as tecnologias, a importância das tecnologias na formação docente." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 34: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS, ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1966_TB365_07112023155934.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS GOMES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARCOS GOMES" "autor_email" => "marcossggomes77@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }