SAINDO DO BURACO: A PAISAGEM URBANA DE PORTO ALEGRE NUM DIÁLOGO COM A OBRA OS RATOS, DE DYONÉLIO MACHADO
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93912 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 317 "inscrito_id" => 1410 "titulo" => "SAINDO DO BURACO: A PAISAGEM URBANA DE PORTO ALEGRE NUM DIÁLOGO COM A OBRA OS RATOS, DE DYONÉLIO MACHADO" "resumo" => "O presente artigo é resultado da pesquisa de mestrado cuja dissertação foi apresentada em 2022. A pesquisa partiu da seguinte pergunta: como o diálogo entre Geografia e Literatura pode potencializar o ensino de Geografia na Educação Básica? Para contribuir em respostas provisórias a essa pergunta, traçamos o seguinte plano: aplicar uma proposta pedagógica no Ensino Básico em diálogo com uma obra literária. O método que sustentou a nossa leitura de mundo foi a Complexidade, de Edgard Morin, sustentado por três princípios da Complexidade: Princípio Dialógico, Recursivo e Hologramático. A obra escolhida foi Os Ratos de Dyonélio Machado, por ter Porto Alegre como palco. A partir da escolha, traçamos um caminho metodológico que foi dividido em três momentos: o primeiro foi a análise da textualidade geográfica presente na obra; o segundo foi a construção da proposta - utilizando a BNCC como referência curricular; o terceiro momento foi a aplicação da atividade em uma turma de 8º do Ensino Fundamental e consequente avaliação dos resultados. As considerações sobre a pesquisa são de que o diálogo entre Geografia e Literatura pode ser muito potente para o exercício do raciocínio geográfico - desde que esteja alinhado a um método científico e aos conceitos da Geografia. Ensinar peloo método se caracteriza como importante para a realização das atividades no Ensino Básico que busquem a superação de uma aprendizagem baseada apenas na informação dos sujeitos." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 44: GEOGRAFIA, LITERATURA E ARTE: POR UMA EDUCAÇÃO GEOLITERÁRIA EM TEMPOS DESAFIADORES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1410_TB317_13112023091232.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉFERSON SOARES MORAIS" "autor_nome_curto" => "JÉFERSON" "autor_email" => "jeferson.soares.morais@ho" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93912 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 317 "inscrito_id" => 1410 "titulo" => "SAINDO DO BURACO: A PAISAGEM URBANA DE PORTO ALEGRE NUM DIÁLOGO COM A OBRA OS RATOS, DE DYONÉLIO MACHADO" "resumo" => "O presente artigo é resultado da pesquisa de mestrado cuja dissertação foi apresentada em 2022. A pesquisa partiu da seguinte pergunta: como o diálogo entre Geografia e Literatura pode potencializar o ensino de Geografia na Educação Básica? Para contribuir em respostas provisórias a essa pergunta, traçamos o seguinte plano: aplicar uma proposta pedagógica no Ensino Básico em diálogo com uma obra literária. O método que sustentou a nossa leitura de mundo foi a Complexidade, de Edgard Morin, sustentado por três princípios da Complexidade: Princípio Dialógico, Recursivo e Hologramático. A obra escolhida foi Os Ratos de Dyonélio Machado, por ter Porto Alegre como palco. A partir da escolha, traçamos um caminho metodológico que foi dividido em três momentos: o primeiro foi a análise da textualidade geográfica presente na obra; o segundo foi a construção da proposta - utilizando a BNCC como referência curricular; o terceiro momento foi a aplicação da atividade em uma turma de 8º do Ensino Fundamental e consequente avaliação dos resultados. As considerações sobre a pesquisa são de que o diálogo entre Geografia e Literatura pode ser muito potente para o exercício do raciocínio geográfico - desde que esteja alinhado a um método científico e aos conceitos da Geografia. Ensinar peloo método se caracteriza como importante para a realização das atividades no Ensino Básico que busquem a superação de uma aprendizagem baseada apenas na informação dos sujeitos." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 44: GEOGRAFIA, LITERATURA E ARTE: POR UMA EDUCAÇÃO GEOLITERÁRIA EM TEMPOS DESAFIADORES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1410_TB317_13112023091232.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉFERSON SOARES MORAIS" "autor_nome_curto" => "JÉFERSON" "autor_email" => "jeferson.soares.morais@ho" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }