Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

AS PINTURAS DE VINCENT VAN GOGH E CLAUDE MONET: UM ESTUDO SOBRE AS PAISAGENS IMPRESSIONISTAS E SUAS DIMENSÕES DO ESPAÇO DA CULTURA

Palavra-chaves: , , , , Resumo Expandido GT 14: ENFOQUES GEOGRÁFICOS SOBRE A CULTURA: CONCEITOS, TEORIAS E MÉTODOS
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93903
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 297
    "inscrito_id" => 1999
    "titulo" => "AS PINTURAS DE VINCENT VAN GOGH E CLAUDE MONET: UM ESTUDO SOBRE AS PAISAGENS IMPRESSIONISTAS E SUAS DIMENSÕES DO ESPAÇO DA CULTURA"
    "resumo" => "Consideramos que a categoria paisagem é central no processo de elaboração de uma análise geográfica dos fatos sociais, políticos e culturais que constituem a vida em sociedade. Desde a institucionalização desta ciência, trabalhos como de Vidal de la Blache (França) e Carl Sauer (EUA) no início do século XX tem destacado (amparados em seus respectivos procedimentos metodológicos e métodos de pesquisa) o conteúdo cultural de suas análises cientificas presentes em suas interpretações da paisagem. Embora a paisagem não seja uma categoria originalmente geográfica, mas com antecedentes na arte, muito antes da institucionalização da primeira, a Geografia toma para si um componente importante desta categoria para que a mesma possa contribuir com os estudos dos fatos culturais e dos espaços representados, mediados pela representação e/ou referenciação espacial. Desde Alexander von Humboldt, a paisagem (e a pintura de paisagem) tem dado um importante suporte para geógrafos descreverem e significarem o espaço social/natural. Esta aproximação entre Arte e Geografia se torna relevante no estudo da paisagem, e ainda se torna intrigante quando o que pretendemos é a análise de uma pintura de paisagem ou pintura da paisagem no processo de análise da vida social por meio do-que-aparece seja na pintura de e/ou da paisagem. Neste diálogo entre possibilidades, o que enriquece o debate é quando nos propomos a contextualizar as pinturas impressionistas sobre tais dilemas, e a euforia que tal estilo provoca no processo de representação-de-sua-paisagem, algo inovador para arte de fim do século XIX e inicio do século XX, presentes nas pinceladas de Vincent van Gogh e Claude Monet, por exemplo. Neste sentido, a aproximação entre Arte e Geografia no processo de intepretação da paisagem da pintura impressionista européia de fim do século XIX e início de século XX reúne duas grandes tradições no estudo da paisagem: (i) a artística, que contempla diversos estilos de pintura de paisagens, perfazendo um percurso desde a tradição renascentista até a impressionista; e (ii) a geográfica, que tem elaborado abordagens dos sentidos e significados culturais e simbólicos do espaço representados nas pinturas de paisagem, sobretudo a partir da década de 1990 com as abordagens da Nova Geografia Cultural."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 14: ENFOQUES GEOGRÁFICOS SOBRE A CULTURA: CONCEITOS, TEORIAS E MÉTODOS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1999_TB297_15112023154314.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN CARLOS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "JEAN"
    "autor_email" => "jeancarlos@uft.edu.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93903
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 297
    "inscrito_id" => 1999
    "titulo" => "AS PINTURAS DE VINCENT VAN GOGH E CLAUDE MONET: UM ESTUDO SOBRE AS PAISAGENS IMPRESSIONISTAS E SUAS DIMENSÕES DO ESPAÇO DA CULTURA"
    "resumo" => "Consideramos que a categoria paisagem é central no processo de elaboração de uma análise geográfica dos fatos sociais, políticos e culturais que constituem a vida em sociedade. Desde a institucionalização desta ciência, trabalhos como de Vidal de la Blache (França) e Carl Sauer (EUA) no início do século XX tem destacado (amparados em seus respectivos procedimentos metodológicos e métodos de pesquisa) o conteúdo cultural de suas análises cientificas presentes em suas interpretações da paisagem. Embora a paisagem não seja uma categoria originalmente geográfica, mas com antecedentes na arte, muito antes da institucionalização da primeira, a Geografia toma para si um componente importante desta categoria para que a mesma possa contribuir com os estudos dos fatos culturais e dos espaços representados, mediados pela representação e/ou referenciação espacial. Desde Alexander von Humboldt, a paisagem (e a pintura de paisagem) tem dado um importante suporte para geógrafos descreverem e significarem o espaço social/natural. Esta aproximação entre Arte e Geografia se torna relevante no estudo da paisagem, e ainda se torna intrigante quando o que pretendemos é a análise de uma pintura de paisagem ou pintura da paisagem no processo de análise da vida social por meio do-que-aparece seja na pintura de e/ou da paisagem. Neste diálogo entre possibilidades, o que enriquece o debate é quando nos propomos a contextualizar as pinturas impressionistas sobre tais dilemas, e a euforia que tal estilo provoca no processo de representação-de-sua-paisagem, algo inovador para arte de fim do século XIX e inicio do século XX, presentes nas pinceladas de Vincent van Gogh e Claude Monet, por exemplo. Neste sentido, a aproximação entre Arte e Geografia no processo de intepretação da paisagem da pintura impressionista européia de fim do século XIX e início de século XX reúne duas grandes tradições no estudo da paisagem: (i) a artística, que contempla diversos estilos de pintura de paisagens, perfazendo um percurso desde a tradição renascentista até a impressionista; e (ii) a geográfica, que tem elaborado abordagens dos sentidos e significados culturais e simbólicos do espaço representados nas pinturas de paisagem, sobretudo a partir da década de 1990 com as abordagens da Nova Geografia Cultural."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 14: ENFOQUES GEOGRÁFICOS SOBRE A CULTURA: CONCEITOS, TEORIAS E MÉTODOS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1999_TB297_15112023154314.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN CARLOS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "JEAN"
    "autor_email" => "jeancarlos@uft.edu.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

Consideramos que a categoria paisagem é central no processo de elaboração de uma análise geográfica dos fatos sociais, políticos e culturais que constituem a vida em sociedade. Desde a institucionalização desta ciência, trabalhos como de Vidal de la Blache (França) e Carl Sauer (EUA) no início do século XX tem destacado (amparados em seus respectivos procedimentos metodológicos e métodos de pesquisa) o conteúdo cultural de suas análises cientificas presentes em suas interpretações da paisagem. Embora a paisagem não seja uma categoria originalmente geográfica, mas com antecedentes na arte, muito antes da institucionalização da primeira, a Geografia toma para si um componente importante desta categoria para que a mesma possa contribuir com os estudos dos fatos culturais e dos espaços representados, mediados pela representação e/ou referenciação espacial. Desde Alexander von Humboldt, a paisagem (e a pintura de paisagem) tem dado um importante suporte para geógrafos descreverem e significarem o espaço social/natural. Esta aproximação entre Arte e Geografia se torna relevante no estudo da paisagem, e ainda se torna intrigante quando o que pretendemos é a análise de uma pintura de paisagem ou pintura da paisagem no processo de análise da vida social por meio do-que-aparece seja na pintura de e/ou da paisagem. Neste diálogo entre possibilidades, o que enriquece o debate é quando nos propomos a contextualizar as pinturas impressionistas sobre tais dilemas, e a euforia que tal estilo provoca no processo de representação-de-sua-paisagem, algo inovador para arte de fim do século XIX e inicio do século XX, presentes nas pinceladas de Vincent van Gogh e Claude Monet, por exemplo. Neste sentido, a aproximação entre Arte e Geografia no processo de intepretação da paisagem da pintura impressionista européia de fim do século XIX e início de século XX reúne duas grandes tradições no estudo da paisagem: (i) a artística, que contempla diversos estilos de pintura de paisagens, perfazendo um percurso desde a tradição renascentista até a impressionista; e (ii) a geográfica, que tem elaborado abordagens dos sentidos e significados culturais e simbólicos do espaço representados nas pinturas de paisagem, sobretudo a partir da década de 1990 com as abordagens da Nova Geografia Cultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.