O presente artigo tem por objetivo relatar as etapas de construção do Currículo Carioca (2020) e a reformulação do mesmo durante o ano de 2022 com previsão de entrega de um Novo Currículo para 2024, com base na análise dos documentos oficiais publicadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SMERJ), que teve por finalidade analisar como se manifesta na prática cotidiana escolar os desdobramentos do constructo curricular, balizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. A metodologia utilizada no texto é qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica de documentos oficiais publicados pela SMERJ e análise do Currículo Carioca, a BNCC e a Circular E/SUBE/CEF N.º 09 de 07 de julho de 2022 que trata da formação do GRUPO DE TRABALHO E PESQUISA GTP/CURRÍCULO em que participamos. Reconhecemos que a construção de um documento curricular é sempre um campo de disputa, portanto, o currículo de Geografia, mais ainda, ao passo que a ciência geográfica é aquela que dá os subsídios para se pensar o espaço bem como as relações de poder que nele estão inseridas. E nessa disputa por espaços de influência que convidamos a pensar nas comunidades escolares praticando uma Geografia (ou Geografias) que remontam formas decoloniais de ensino centradas nas epistemologias do Sul global, afinal, é o lugar por excelência onde as escolas do Município do Rio de Janeiro estão geograficamente territorializadas.